A colunista Karin Parodi comenta sobre como traçar uma estratégia de carreira
Pexels
>> Envie sua pergunta, acompanhada de seu cargo e sua idade, para:
[email protected]“Tenho sentido que a pandemia me fez rever minhas habilidades e tenho feito alguns cursos curtos on-line para me capacitar e me manter competitivo. A empresa oferece alguns programas na universidade corporativa, mas eu não sei se os conteúdos estão alinhados ao que busco e também não tenho abertura para falar com meu gestor sobre o que ele esperaria que eu fizesse. Sinto que estou estagnado. O que faço para conseguir mais oportunidades de me desenvolver na empresa? Eu preciso pedir orientação para curso ou seria mais vantajoso pedir para mudar de área? Me ajude. Obrigado.” Coordenador de marketing, 29 anos
Olá, muito bom saber que você está bem focado na gestão da tua carreira e inquieto para implementar uma estratégia de carreira que te leve a boas oportunidades tanto de no teu desenvolvimento quanto no crescimento. Como você, tenho me deparado com profissionais que na pandemia passaram a se questionar, repensar, rever a vida como um todo e em especial a profissional. Um turbilhão de questionamentos, decisões tomadas e concretizadas ou não e que focam na mudança.
Para que você possa investir no teu desenvolvimento profissional, a primeira pergunta que você tem que saber responder: o que quero para minha vida e carreira? Qual é o meu próximo passo? Só assim você vai poder planejar e ter mais chances de sucesso nessa jornada.
Divã Executivo: Ficar pouco tempo em uma empresa pega mal?
Um bom exercício é você fazer as perguntas certas para você mesmo e depois para os outros. Essas perguntas podem ser livremente traduzidas para: quem, o que, quando, onde, por que, como e por que meios. A origem dessas perguntas vem do estudo da ética e, mais tarde, da retórica. Elas foram chamadas por Aristóteles das sete circunstâncias. Cada resposta forma a base da próxima pergunta. São perguntas abertas, porque não podem ser respondidas de forma simples, com apenas um sim ou não, ou fornecendo exatamente uma resposta restrita simples, exigindo que a pessoa que responde tenha que refletir e elaborar suas respostas.
Esse exercício vai te ajudar, pois começa pelo quem é você. Ter clareza do teu perfil como habilidades, comportamentos e competências. O que, seria você se perguntar o que você busca, quais teus objetivos de carreira. E pelo teu relato você ainda precisa ter clareza do que busca. Crescer na tua área com um cargo de maior responsabilidade ou ampliar a tua função com novas áreas de atuação? Para fazer um movimento de mudança de área você realmente precisa se preparar, investindo tempo e recursos financeiros focados nos teus objetivos.
Por se sentir estagnado, você já fez uma pesquisa de novas carreiras tanto em marketing ou novas áreas de atuação? Para dar esse novo passo, além da tua autorreflexão, você tem que estudar quais as tendências no mundo do trabalho, aprofundar as tendências globais no marketing mergulhando no que está acontecendo de novo. Você tem um mundo de informações disponíveis para explorar. Caso tenha interesse em outra área, também investigue e troque ideias com pessoas que assumiram posições nessas áreas que você se interessou.
Divã Executivo: Fui mãe nova e entrei no mercado tarde. Uma graduação continua válida?
Comece a investir novamente em cursos e investigue o portfólio da universidade corporativa. Bater um papo com teu gestor é uma outra etapa, mas vá com clareza do que você busca. Comece pedindo feedback, mostre que está investindo no teu autodesenvolvimento, mostre que você tem um plano de desenvolvimento e peça opinião. O não de conseguir uma reunião você já tem. Caso não tenha esse espaço, busque um mentor fora da organização, alguém mais experiente que conheça a dinâmica do mundo corporativo, que você admire e respeite pelos seus conhecimentos e maturidade. Se concluir que teus objetivos estão relacionados a uma mudança de área, esse movimento é mais fácil de fazer dentro da empresa que você está. Construa networking com pessoas na empresa e fora dela nessa área. Voluntarie-se para contribuir em projetos na área de interesse.
Esse é um processo que tem que ser construído. Não tenha pressa em tomar uma decisão, mas não deixe a desmotivação por estar estagnado tomar conta de você. Não chegue ao ponto que você queira se livrar rapidamente dessa situação. Isso pode se transformar em um passo de carreira precipitado. Você tem um dos mais interessantes projetos pela frente: a tua vida e carreira. Você está ainda no início de uma jornada que com certeza deve ser prazerosa e feliz. O que vivemos nos últimos 18 meses foi um marco para repensarmos as coisas que realmente importam. Boa sorte.
Karin Parodi é fundadora do Career Center e presidente do conselho da Wave
>> Envie sua pergunta, acompanhada de seu cargo e sua idade, para:
[email protected]Esta coluna se propõe a responder questões relativas à carreira e a situações vividas no mundo corporativo. Ela reflete a opinião dos consultores e não a do Valor Econômico.
Como pedir demissão após pouco tempo de empresa?
O que faço se escolhi uma oportunidade errada?