Pandemia acelerou processo de mudança, atendendo a necessidade de um sistema mais sustentável, e impulsionando formação de ecossistemas no setor Viver mais e com qualidade e um dos principais desejos das pessoas. Dentre os desafios mais importantes do setor de saude está conseguir ampliar o acesso e equilibrar custos crescentes que o aumento de doenças croÌnicas esta impondo. Torna-se fundamental um processo de mudança em que o ponto de partida do cuidado deixa de ser a doença para dar lugar aÌ saude. Trata-se de uma nova perspectiva em que os medicos passam a acompanhar de perto o historico de saude dos individuos e a fazer a coordenaçaÌo de cuidado para que essas pessoas tenham mais qualidade de vida, ao mesmo tempo em que sejam evitados desperdicios de recursos financeiros do sistema de saude publico e privado. A chegada da pandemia acentuou ainda mais essa necessidade de mudança, ja que ficou evidente que ha muito mais interdependeÌncia entre os diferentes elos da cadeia da saude.O envelhecimento da populaçaÌo e outro fator que contribui para a aceleraçaÌo dessas mudanças. Segundo o ultimo censo feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE), a expectativa de vida do brasileiro aumentou em três meses nos ultimos anos, chegando a 73,1 anos para os homens e 80,1 anos para as mulheres. Com o envelhecimento da populaçaÌo aumentam as chances do aparecimento de doenças croÌnicas, e a demanda por serviços medicos naturalmente tambem amplia. Devido a todas essas mudanças, as empresas do setor precisaram se reinventar. E a resposta para esse desafio esta passando pela formaçaÌo de ecossistemas. Na pratica, e o desenvolvimento de soluçoÌes integradas que viabilizam enxergar todos os aspectos relacionados aÌ saude de cada individuo para fazer a efetiva coordenaçaÌo de cuidados. O Grupo Fleury e um exemplo claro disso. Reconhecida como a maior refereÌncia do Pais em medicina diagnostica, a empresa direcionou sua visaÌo estrategica para oferecer soluçoÌes cada vez mais completas e integradas para estar no dia a dia das pessoas com soluçoÌes volta- das aÌ saude e ao bem-estar, avançando para outros elos da cadeia do setor. “Além dos serviços de alta qualidade que estamos reunindo dentro do nosso ambiente, temos como diferencial competitivo a confiança de medicos e pacientes, um traço marcante de nossa historia de 95 anos”, afirma Jeane Tsutsui, presidente do Grupo Fleury. TransformaçaÌo a todo vapor com foco no cliente De acordo com a executiva, o avanço tecnologico e a combinaçaÌo de dados biologicos, clinicos e genoÌmicos permitiraÌo cada vez mais ao Grupo Fleury fazer estratificaçaÌo de risco e personalizaçaÌo do cuidado, fortalecendo o posicionamento da empresa no setor da saude. “Estamos, efetivamente, cada vez mais presentes na vida dos nossos clientes, promovendo saude e bem-estar, assim como atendendo aÌs necessidades de cada paciente nos momentos em que ele precisa, com o mesmo acolhimento e qualidade que marcaram nossa trajetoria nos 95 anos de existeÌncia”, destaca. Em sua avaliaçaÌo, a transformaçaÌo do Grupo Fleury tem sido impulsionada pela forte cultura de foco no paciente, que permite aÌ empresa ganhar velocidade e se adaptar para atender a uma demanda crescente de cuidados que vira com o envelhecimento populacional, assim como promover acesso aÌ saude de qualidade a um numero cada vez maior de brasileiros. Jeane Tsutsui, CEO Grupo FleuryDivulgaçãoPosicionamento estratégicoAlem de seguir ampliando sua presença em medicina diagnostica de forma orgaÌnica, com ampliaçaÌo de sua rede de unidades, forte crescimento de seus serviços de atendimento domiciliar, medicina de precisaÌo com serviços na area da genoÌmica e aquisiçoÌes, a empresa tem outros dois pilares em sua estrategia: o avanço em novos elos da cadeia e a construçaÌo de seu marketplace por meio da Saude iD. Em medicina diagnostica, apenas neste ano, o Grupo Fleury anunciou investimentos de cerca de R$ 700 milhoÌes em treÌs aquisiçoÌes: Laboratorios Pretti e Bioclinico, que inseriram a empresa no importante mercado do Espirito Santo, e a mais recente aquisiçaÌo anunciada em outubro deste ano envolvendo o Laboratorio Marcelo MagalhaÌes, de Pernambuco, que aguarda aprovaçaÌo do CADE e a confirmaçaÌo de condiçoÌes contratuais precedentes. Principal linha de negocios do Grupo, alem da rede de aproximadamente 280 unidades de atendimento e presença em 33 hospitais com serviços diagnosticos, a empresa tem crescido fortemente na oferta de serviços de atendimento domiciliar. No segundo trimestre deste ano, esse serviço representou 8,1% da receita bruta do Grupo, com crescimento de 40,4% se comparado ao do mesmo periodo do ano passado. Um dado ainda mais impressionante e que hoje a receita gerada pelo atendimento domiciliar corresponde ao faturamento medio de 25 unidades de atendimento do Grupo. Com um corpo clinico de cerca de 3 mil medicos de refereÌncia em suas especialidades, o conhecimento gerado por esses profissionais permitiu aÌ empresa seguir na vanguarda em medicina no setor. So no ano de 2021, mais de 192 novos produtos e alteraçoÌes de metodologia ja foram implantados, com destaque para os testes de genoÌmica, que apresentaram crescimento de 100,8% no segundo trimestre. Estamos cada vez mais presentes na vida dos nossos clientes, promovendo saude e bem-estar, com o mesmo acolhimento e qualidade que marcaram nossa trajetoria nesses 95 anosCom crescente participaçaÌo na composiçaÌo da receita do Grupo, Novos Elos posiciona o Grupo Fleury de forma crescente na formaçaÌo de ecossistemas por especialidade. Em oftalmologia, a Clinica de Olhos Moacyr Cunha, aquisiçaÌo efetivada neste ano, realiza em um unico local consultas, exames diagnosticos, tratamentos clinicos, cirurgias e outros procedimentos, sendo que o mercado endereçavel dessa especialidade pode chegar a R$ 2 bilhoÌes por ano. Da mesma forma, em ortopedia, a empresa, que ja contava com um centro diagnostico avançado osteomuscular e um hospital dia com foco em ortopedia na marca Fleury, adquiriu a Clinica Vita, um ativo premium que marca sua entrada de forma completa nessa especialidade, adicionando os serviços de consultas e fisioterapias. O mercado endereçavel de ortopedia e estimado em cerca de R$ 10 bilhoÌes por ano. Adicionalmente, a empresa avançou na sua oferta de serviços de infusaÌo de medicamentos imunobiologicos com a tambem recente aquisiçaÌo da Clinica de InfusoÌes Pacaembu (CIP), um mercado que movimenta cerca de R$ 7 bilhoÌes por ano. A conclusaÌo e uma so: o potencial de crescimento desses novos elos e exponencial. Completa seu posicionamento estrategico a Saude iD, um marketplace e plataforma de coordenaçaÌo de saude lançado ha um ano, que conta com 25 milhoÌes de vidas em sua carteira. “O serviço de telemedicina foi implantado logo apos o inicio da pandemia de Covid-19, e ja foram realizadas mais de 600 mil teleconsultas medicas. O numero de vidas atendidas pela Saude iD segue crescendo, e foram firmadas novas parcerias que reforçam o modelo de plataforma de saude”, conta Jeane Tsutsui.ESG: Inovação e tecnologia aliadas à preocupação socioambiental estão entre as principais tendências no setor da saúde. Redução de geração de resíduos biológicos é uma das metas sustentáveis do Grupo Fleury atreladas à emissão de debêntures da ordem de R$ 1 bilhãoGetty ImagesAgenda ESG ganha cada vez mais relevância Com práticas ambientais, sociais e de governança reconhecidas mundialmente, Grupo Fleury é protagonista do capitalismo consciente no setor de saúde Como levar saúde de qualidade a um número cada vez maior de brasileiros? Como diminuir o volume de resíduos biológicos? Como incluir a preocupação com sustentabilidade na remuneração variável dos executivos? Buscar respostas para perguntas como essas é parte fundamental do trabalho das principais lideranças e do conselho de administração do Grupo Fleury. Embora a sigla ESG (aspectos ambientais, sociais e de governança corporativa, na sigla em inglês) tenha ganhado espaço na maior parte das companhias nos últimos dois anos, no Grupo Fleury a preocupação com o impacto gerado pela empresa remonta a sua própria origem. Como uma companhia de saúde fundada por médicos há 95 anos, sempre tivemos o propósito de gerar um legado que vá além do resultado financeiro”, diz Marcio Mendes, presidente do conselho de administração do Grupo FleuryNa prática, isso significou muitas vezes se antecipar às exigências do mercado. Um exemplo foi a formação do próprio conselho de administração da companhia, com membros independentes, no final da década de 1990 – antes mesmo de o Grupo fazer sua abertura de capital, numa demonstração clara do peso que a boa governança tem para a companhia. Na década de 2000, a companhia passou a publicar Relatórios de Sustentabilidade em que já media os resultados de seus esforços nessa área. Agora, a ambição do Grupo nesse campo aumentou. “Queremos ser cada vez mais reconhecidos como os protagonistas das melhores práticas ESG no setor de saúde”, diz Mendes. Para isso, o Grupo criou este ano um comitê ESG, que conta com três membros externos e é coordenado pelo próprio presidente do conselho. Com a ajuda do comitê, a empresa tem o objetivo de reforçar a integração das práticas ESG à estratégia de longo prazo da companhia. Marcio Mendes, presidente do conselho de administração do Grupo FleuryDivulgaçãoOutro movimento importante realizado em 2021 foi atrelar a remuneração variável dos executivos a metas ligadas a componentes ESG. E, para que o tema seja parte da agenda de toda a organização, o Grupo começou em outubro um evento chamado Conexão ESG, com conteúdo em lives, podcasts e outros formatos. O encontro, aberto aos 13 mil colaboradores e 3 mil médicos, vai reunir 35 convidados de dentro e de fora da empresa, numa programação que se estenderá até novembro. O Grupo também estabeleceu compromissos públicos com o mercado financeiro ao realizar, em julho, uma emissão de debêntures da ordem de R$ 1 bilhão, atrelada a metas sustentáveis. Uma dessas metas está ligada à redução da geração de resíduos biológicos. A outra é uma meta social – algo pioneiro em emissões de dívida desse tipo no Brasil: ampliar o acesso à saúde para 1 milhão de pacientes das classes C, D e E. Os esforços ESG do Grupo Fleury vêm sendo reconhecidos inclusive internacionalmente. No final de 2020, a companhia passou a integrar o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, na carteira de Mercados Emergentes, como única empresa do setor de saúde das Américas. Além disso, este ano foi incluída no Dow Jones Sustainability Yearbook 2021, que selecionou 600 empresas de todo o mundo entre 7 mil analisadas. “Estamos felizes com o que já conquistamos, mas ESG é uma jornada sem linha de chegada, e ainda temos muitos desafios a enfrentar”, conclui Mendes.O Grupo também estabeleceu compromissos públicos com o mercado financeiro ao realizar, em julho, uma emissão de debêntures da ordem de R$ 1 bilhão atrelada a metas sociais e ambientaisAções no combate à Covid-19Desde o início da pandemia o Grupo já participou de mais de 20 iniciativas. Aqui estão algumas delasGetty ImagesO Fleury aderiu ao movimento “Unidos pela Vacina”, que reúne entidades, empresas e organizações não governamentais (ONGs) com o propósito de acelerar a vacinação de todos os brasileiros contra a Covid-19. Entre as formas de apoio está o suporte médico-científico ao movimento e os treinamentos para capacitação técnica a profissionais dedicados à vacinação.Getty ImagesParticipação no desenvolvimento da vacina AstraZeneca/Oxford, como instituição de saúde responsável por testar 2 mil voluntários brasileiros durante a terceira fase de testes de produção da vacina. Além disso, o Grupo colocou todo o seu conhecimento científico à disposição da sociedade para esclarecer dúvidas sobre a doença e orientar a população.Getty ImagesAdesão à campanha “Corona no Paredão, Fome Não”, criada pela ONG Gerando Falcões, que visa arrecadar e distribuir cestas básicas para famílias de favelas de todo o Brasil. Na prática, a cada R$ 1 obtido através da página do Fleury na campanha, a companhia doa mais R$ 1. A meta é alcançar um valor total de R$ 1 milhão.
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