Primeira fase do processo seletivo ocorre no dia 7 de novembro e terá cinco horas de duração. Número de questões foi mantido. No total, 63.298 candidatos concorrem a 2.540 vagas. Candidatos na primeira prova da 1ª fase do vestibular 2021 da Unicamp
Felipe Mateus/Unicamp
A Unicamp decidiu ampliar em uma hora o tempo de prova da primeira fase do vestibular 2022, que ocorre no dia 7 de novembro. Com isso, os 63.298 candidatos inscritos terão cinco horas para realizar o exame, que começa às 13h. A quantidade de questões foi mantida em 72, todas de múltipla escolha.
Apesar da mudança, o tempo mínimo de permanência em sala permanece de duas horas. Segundo a comissão organizadora do vestibular, a Comvest, a ampliação do horário privilegia a leitura atenta e a interpretação das questões.
"A mudança permitirá que os candidatos tenham mais tempo para uma leitura dos enunciados e das alternativas, privilegiando a interpretação e uma leitura mais atenta das questões", afirmou, em nota, a comissão.
A Comvest também defende que considerou a melhora dos índices da pandemia de Covid-19 em relação à edição anterior do vestibular, que permite maior tempo de permanência em sala.
LEIA TAMBÉM: Unicamp antecipa lista de aprovados para análise curricular das vagas remanescentes
Os vestibulandos vão concorrer a 2.540 vagas, em 69 cursos de graduação, no vestibular para ingresso em 2022. Eles podem consultar os locais de prova pela internet. A orientação é para que os candidatos cheguem às 12h nos endereços.
Guia sobre protocolos sanitários
A comissão organizadora do processo seletivo disponibilizou no site oficial um guia sobre os protocolos sanitários contra a Covid-19 exigidos no exame. O candidato, inclusive, pode ser desclassificado se descumprir as regras e ou tiver algum "comportamento inadequado" em relação às medidas. Confira abaixo.
A comissão também vai enviar uma mensagem aos candidatos com as informações sobre o local de prova e as regras de proteção do coronavírus.
A Comvest também pede para que as pessoas não se aglomerem nos acessos e mantenham o distanciamento de 1 metro. Serão utilizadas 1.749 salas para aplicação da prova. O número foi ampliado por conta da Covid-19.
Medidas sanitárias
Entre as regras presentes no guia elaborado pela Comvest, está a obrigatoriedade do uso de máscaras e álcool em gel. O candidato deve levar mais de uma máscara e trocar em caso de necessidade no decorrer da prova. Veja parte dos protocolos abaixo e acesse o manual completo aqui:
Comvest vai garantir ventilação, mantendo as portas e janelas abertas, além de limpeza das salas, e higienização das carteiras e dos materiais;
O candidato poderá tomar água (trazida de casa) dentro da sala, mas o consumo de alimentos será proibido;
Haverá termômetros para medir a temperaturas dos candidatos em caso de necessidade, mas a prática não será uma norma obrigatória;
Quem estiver com sintomas de Covid-19 não deve ir fazer a prova;
Candidato pode ser desclassificado se descumprir as regras.
Primeira fase
O exame será aplicado em 31 cidades do estado de São Paulo, além de cinco capitais: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Fortaleza (CE) e Salvador (BA). Veja os municípios paulistas aqui.
A questões da primeira fase serão distribuídas da seguinte forma: 12 de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, 12 de Matemática, 8 de História e 8 de Geografia (incluindo Filosofia e Sociologia), 8 de Física, 8 de Química, 8 de Biologia e 8 de Inglês. Cada pergunta tem quatro alternativas.
Calendário
Modalidade tradicional
1ª fase: 7 de novembro de 2021
2ª fase: 9 e 10 de janeiro de 2022
Provas de habilidades específicas de música: 15 a 24 de setembro de 2021 e 22 a 28 de outubro de 2021
Provas de habilidades específicas outros cursos: 13 a 15 de janeiro de 2022
Divulgação da primeira chamada: 14 de fevereiro de 2022
Matrícula (não presencial) da primeira chamada: 15, 16 e 17 de fevereiro de 2022
Outras modalidades
Vagas remanescentes: inscrições encerradas no dia 8 de outubro
Ingresso via Enem: inscrições de 3 a 30 de novembro
Vagas para premiados em olimpíadas de conhecimentos: inscrições de 16 de novembro de 2021 a 14 de janeiro de 2022.
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas