Ouro Preto Reinado

Programação diversificada e valorização dos grupos locais marcam edição 2022 da Festa do Reinado em Ouro Preto

Por Redação

12/11/2021 às 08:23:08 - Atualizado há

A Festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia é um dos maiores eventos tradicionais de Ouro Preto e tem uma das celebrações do Congado mais importantes do Brasil, declarado patrimônio imaterial da cidade de Ouro Preto em 2019. Ainda em virtude dos impactos da epidemia da Covid-19, as festividades em 2022 acontecerão com a presença apenas dos grupos locais, mas com uma programação diversificada. A abertura será no dia 02 e encerramento no dia 09 de janeiro.

"Por uma questão de segurança, ainda não convidaremos grupos de fora para esta edição. Seguiremos todas as regras de segurança sanitária, louvando, cantando e dançando em honra a Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia e São Benedito", explica Kedison Guimarães, Capitão da Guarda de Moçambique Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia, e diretor de Promoção e Igualdade Racial da Prefeitura de Ouro Preto.

Shows, debates, palestras e oficinas diversificarão a edição 2022 da festa do Reinado, "Fé que canta e dança", mantendo viva a tradição e fortalecendo para a retomada da festa em sua plenitude em 2023. "O Reinado vai acontecer, a forma sagrada somente com os grupos locais. Seguimos com a preservação e perpetuação da nossa cultura afro-brasileira divulgando a cultura negra, que é um dos pilares do povo de Ouro Preto", destaca Kátia Silvério, presidente da AMIREI, Associação Amigos do Reinado, que organiza a festa.

O secretário da Casa Civil e interino na pasta de Cultura e Patrimônio, Zaqueu Astoni, lembra que a festa é um resgate da história ouro-pretana: "Ela representa o resgate da população escravizada que construiu Ouro Preto. Externo meus parabéns à Amirei pela organização da festa dentro das condições sanitárias permitidas".

A festa do Reinado, "Fé que canta e dança", abre o calendário turístico cultural de Ouro Preto."É uma grata alegria para todos os ouro-pretanos a volta da festa do reinado. Um grande evento que terá a participação de vários grupos e a presença marcante do grande percussionista Maurício Tizumba e da professora Leda Martins, estudiosa do congado em Minas Gerais. É muito importante todo esse movimento que abre o nosso ano de Cultura e Turismo com a devoção do Rosário e essa belíssima festa, hoje uma das mais famosas do Brasil", completa o prefeito Angelo Oswaldo.

A origem da Festa do Reinado

O Congado tem suas origens nos antigos reinos do Congo, Moçambique e Angola. Os registros apontam que a festa foi realizada pela primeira vez no Brasil há 200 anos, tornando-se uma tradição da fé afrodescendente.

Segundo a tradição oral, ainda no século XVIII, depois de alforriado, Chico Rei, que havia sido rei no Congo antes de ser vendido como escravo, conseguiu alforriar seu filho e outros membros da nação, organizando-os em torno da Irmandade do Rosário e de Santa Efigênia.

No Dia de Reis, 6 de janeiro, Chico Rei e sua família foram conduzidos em um grande Cortejo festivo pela irmandade e coroados na capela de Santa Efigênia. Após a coroação, ele e sua família desfilaram pelas ruas de Vila Rica embaixo de um pálio e escoltados por uma guarda de moçambicanos. Estava assim criada a Festa do Reinado em Ouro Preto, posteriormente sendo reproduzida em várias cidades de Minas Gerais.

Comunicar erro
Dia a Dia Notícias

© 2021 Copyright © 2021 - Dia a Dia Notícias. Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Dia a Dia Notícias