Ouro Preto História

Ouro Preto e Croácia: Laços tão antigos quanto os de uma gravata

Por Redação

20/11/2021 às 11:56:36 - Atualizado há
Foto: Ane Souz/PMOP

As primeiras menções da gravata na história remetem ao final do século XVIII, quando soldados croatas a serviço da França usavam esse acessório como uma espécie de distintivo militar. Na última quarta-feira, 17 de novembro, o embaixador da Croácia no Brasil, o Sr. Ranko Vilovi? fez uma visita à Prefeitura de Ouro Preto.

Em conversa com o prefeito Angelo Oswaldo, ele apresentou evidências que demonstram a existência de laços bem antigos entre Croácia e Ouro Preto. Um famoso croata viveu por aqui, falecendo em 1936. Seu nome era Stjepan Seljan, um grande explorador que veio ao Brasil no início do século passado, entre 1903 e 1905, com o objetivo de realizar pesquisas na Amazônia e no Rio Paraná a convite do governo brasileiro, para verificar possibilidades de navegação pluvial no país.

Stjepan se fixou por aqui, casando-se com Maria Araci, professora do distrito de Rodrigo Silva. Após um tempo, eles vieram morar na sede do Município e tiveram quatros filhos, um deles é a famosa escritora Zora Seljan, que foi casada com o também escritor Antônio Olinto, mineiro de Ubá e membro da Academia Mineira de Letras. Stjepan foi sepultado em 1936 no cemitério da Igreja Nossa Senhora do Carmo.

O prefeito Angelo Oswaldo falou sobre a visita de Vilovi? e comentou sobre ações em conjunto para 2022. "O embaixador da República da Croácia, Sr. Ranko veio em visita a Ouro Preto para estabelecer uma grande parceria com a nossa cidade. No próximo ano celebraremos o bicentenário de independência do Brasil, com grande evento na Casa dos Contos, patrocinado pela embaixada da Croácia no país, que mostrará o trabalho dos irmãos Seljan".

O embaixador falou sobre a ligação dos dois países e descreveu como se sente em solo ouro-pretano. "Estou muito feliz de estar aqui em Ouro Preto com o prefeito e por iniciar um grande projeto. Os laços entre brasileiros e croatas são muito mais velhos do que se sabe, por isso queremos, intensivamente, cultivar esses vínculos entre os países através da história dos exploradores croatas.

Comunicar erro
Dia a Dia Notícias

© 2021 Copyright © 2021 - Dia a Dia Notícias. Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Dia a Dia Notícias