Desde o início da imunização contra a Covid-19, Ouro Preto tem apresentado resultados satisfatórios. Em nove meses de vacinação, 94% da população com 12 anos ou mais já foi imunizada com a primeira e segunda dose.
A média móvel de casos (que considera a média de casos diários dos últimos sete dias) e o número de novos casos da Covid-19 diminuiu consideravelmente no Município entre 01 de janeiro a 15 de novembro. Na primeira semana de janeiro, a média móvel era de 18 casos, já nestes 18 dias de novembro, esses números têm oscilado entre dois a quatro ocorrências.
No último boletim epidemiológico divulgado em 17 de novembro, Ouro Preto apresentava 19.400 casos notificados, 1.821 descartados e sete pacientes internados, sendo apenas dois de Ouro Preto e a taxa de ocupação dos leitos de UTI era de 35%.
Nesta semana, acontece a repescagem da primeira e segunda dose e aplicação da dose de reforço, que vem sendo aplicada nas pessoas com idade igual ou maior a 60 anos e que já tenha recebido a segunda dose a mais de cinco meses.
Na sede, as vacinas são aplicadas no Centro de Convenções da Ufop. Já nos distritos, a vacinação ocorre por meio de agendamento nos postos de saúde, exceto em Cachoeira do Campo.
Importante lembrar que Ouro Preto encontra-se na "onda verde" do Plano Minas Consciente, mas ainda é preciso seguir os protocolos de saúde, como uso da máscara, obrigatório na sede e nos distritos, uso de álcool em gel e distanciamento social.