A campanha busca ser um elo de ligação entre o poder público e os setores privados comerciais da cidade. Imagem de arquivo mostra o comércio na região central de Juiz de Fora
Reprodução/TV Integração
A Prefeitura de Juiz de Fora apresentou nesta segunda-feira (22) o projeto “Experiências Turísticas em Juiz de Fora”, quando foi divulgada oficialmente para o público a campanha “Curta JF”. Ela é composta por uma série de ações, que abrangem desde a divulgação até a capacitação comercial, que tem como foco o período das festas de final de ano.
Com o objetivo de unir os diversos empreendimentos que constituem a economia local, a campanha é chave no projeto de atrair mais turistas para conhecerem Juiz de Fora. Operadores turísticos, comércio geral, empreendimentos de economia solidária, entre outros, todos se encontram na “Curta JF”.
O projeto ocorre em parceria entre a Secretaria de Turismo (Setur) e Secretaria de Comunicação (Secom).
Segundo a Setur, o projeto define a realização de uma série de atividades que se alinhem com as políticas de planejamento turístico e fomento à economia circular e sustentável, visando, especialmente, os pequenos empreendedores. A campanha também busca ser um elo de ligação entre o poder público e os setores privados comerciais da cidade, neste momento de retomada econômica decorrente do avanço da vacinação contra a Covid-19.
Como ações concretamente definidas até o momento pelo “Curta JF”, será feito um Workshop de apresentação do grupo de projetos vinculados, em conjunção com aplicação de pesquisa turística. Também vai ocorrer o primeiro insight sobre lançamento de aplicativo dedicado ao turismo na cidade, que irá contar com seções de pesquisa para descontos e promoções para a utilização da rede hoteleira de Juiz de Fora, além de disponibilização ao público o projeto de roteiros turísticos no Município. Será feita também divulgação dos projetos “Selo Safe Travels” e “Bar na Rua”
De maneira mais significativa, a campanha “Curta JF” está atrelada com o projeto “Experiências Turísticas em Juiz de Fora”, considerado um momento de exposição de ideias e de ouvir as demandas do setor, tendo como foco a retomada gradual do turismo em Juiz de Fora, apresentando os potenciais turísticos da cidade e a preparação para a maior demanda dos setores comerciais, elemento este que sempre surge com a aproximação das festas de final de ano.
Walking Tour 'A Cidade é Delas'
Será feito na próxima sexta-feira (26) o Walking Tour “A Cidade é Delas”, parte da campanha “Nossas vidas importam – ativismo pelo fim das violações de Direitos Humanos das mulheres”, projeto que engloba todas as secretarias da Prefeitura de Juiz de Fora.
Como parte das ações, a Secretaria de Turismo em parceira com a Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), vai realizar no dia 26 de novembro, às 10h e as 15h, uma caminhada (Walking Tour) pelo Centro Histórico de Juiz de Fora.
O objetivo é apresentar para crianças e adolescentes a história através dos monumentos e prédios, e relacionar os atrativos com o papel da mulher nesta construção cultural.
Ao final do passeio, será realizada uma roda de conversa com o tema “Enfrentamento à violência conta a mulher na infância e adolescência”
Bar na Rua
A Prefeitura aprovou a utilização das vagas de estacionamento para implantação do Projeto “Bar na Rua”, homologado pelo Comitê "Juiz de Fora Viva", que busca incentivar a retomada das atividades do setor econômico de bares, restaurantes e similares, bem como garantir a manutenção das medidas de distanciamento do Programa Municipal de Enfrentamento à Covid-19.
De acordo com a Setur, as vagas de estacionamento só poderão ser usadas como extensões temporárias das calçadas, de modo a promover o uso do espaço público de forma democrática, a partir da conversão de um espaço de estacionamento em um espaço de lazer e interação social segura, em um ambiente aberto e arejado, que segue as normas sanitárias de biossegurança.
Passo a passo para os interessados em participar do projeto:
1. Acesse o site da PJF e clique no ícone Turismo;
2. Clique na aba “Projetos da Setur”, e preencha o formulário do “Bar na Rua”,
3. Junto do Formulário, deverão estar anexados os seguintes documentos: Contrato Social, Procuração Assinada pelo sócio/proprietário (caso o requerente seja terceiro), CNDA/JF, Alvará de Funcionamento e um croqui do seu deck.
4. Agora só cabe esperar o retorno da Secretaria de Turismo, que ocorre dentro de um prazo de 10 a 15 dias úteis.
Selo Safe Travels
O selo Safe Travels foi uma iniciativa desenvolvida pela The World Travel & Tourism Council (Conselho Mundial de Viagens e Turismo), atualmente a maior agência intergovernamental de turismo no mundo. Com o objetivo de incentivar um turismo inclusivo e sustentável, a agência, em conjunto com outras medidas, busca atestar o engajamento local nessas tendências mundiais.
O selo tem um impacto extremamente positivo na economia e no turismo da cidade. Ele atesta o alinhamento, tanto com as diretrizes municipais (Programa Juiz de Fora Viva – Cidade em Movimento), como as internacionais (como as da Organização Mundial da Saúde e do Centro de Controle de Doenças) de saúde e contenção da Covid-19, a cidade se posiciona como um destino preocupado com o bem-estar do turista.
Juiz de Fora, com o Selo Safe Travels, busca arquitetar um turismo seguro, que provém ao turista uma experiência autêntica e verdadeira ao longo da jornada. O turista é uma ferramenta de transformação, que contribui para a subsistência de muitas pessoas que trabalham e dependem do setor.
Passo a passo para os interessados em participar do projeto:
Estar ciente da resolução nº 199, de 9 de outubro de 2021, publicada no Diário Oficial do Município.
Em seguida, o postulante deve enviar o Formulário e o Termo de Responsabilidade devidamente assinados (ambos os documentos estão disponibilizados na página da Secretaria de Turismo, no site oficial da Prefeitura de Juiz de Fora)
Depois de recebida a documentação, a Secretaria de Turismo se compromete dentro de um prazo de 5 dias úteis a enviar um parecer ao postulante.
Se o candidato for aprovado, será disponibilizado ao interessado os padrões para a confecção do selo, que poderá ser exposto na entrada do estabelecimento.
Para mais informações e inscrição no projeto, clique aqui.
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes
E