Sepultamento ocorreu na quarta-feira (24), no Cemitério Municipal. A prefeita Margarida Salomão (PT), outros políticos, familiares e sindicatos emitiram notas de pesar. Zaca Azarias
Felipe Costa Pedrosa / Divulgação
Morreu na última terça-feira (23) José Geraldo Azarias, conhecido como Zaca, militante do movimento negro e um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) em Juiz de Fora.
Zaca tinha 67 anos e morreu devido a um choque séptico - infecção generalizada, segundo a sobrinha Marina Azarias. O sepultamento ocorreu na quarta-feira (24) no Cemitério Municipal.
Professor de química, José Geraldo cursou Farmácia e Bioquímica na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) no final dos anos 70. Foi líder estudantil e tornou-se atuante nos movimentos negro e sociais em Juiz de Fora. Atualmente, era secretário da sede do Partido dos Trabalhadores (PT) em Juiz de Fora.
Pelas redes sociais, a prefeita Margarida Salomão (PT) lamentou a morte do companheiro. Outros políticos, amigos, familiares e sindicatos também prestaram homenagens. Veja abaixo.
José Geraldo deixou 3 irmãos e 10 sobrinhos, que cuidava como filhos. Em publicação nas redes sociais, uma das sobrinhas, Lu Azarias, lembrou a convivência com o tio.
"Meus avós tiveram 6 filhos. Uma menina e 5 meninos. O tio Zaca foi o segundo filho. Sempre esteve preocupado com o próximo e trabalho na política. Quando perdemos nossa mãe ele sempre ligava para saber como estávamos. Vou guardá-lo na memória com esse sorriso", afirmou.
A Câmara aprovou uma moção de pesar pelo falecimento dele, em solicitação apresentada pela bancada do PT, formada pelos vereadores Cida Oliveira, Juraci Scheffer e Laiz Perrut, todos do PT.
"Pelos seus préstimos e sua ação efetiva, manifestamos nosso pesar pelo lamentável falecimento do querido amigo e companheiro de caminhada José Geraldo Azarias - Zaca, ocorrido na noite do dia 23 de novembro de 2021. Zaca era um militante político assíduo e um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) em Juiz de Fora. Sua vida foi marcada por uma luta constante em defesa da igualdade racial e da dignidade humana e social por um mundo mais justo para o bem e a inclusão de todos. Que o Senhor Deus acolha este nosso irmão no seu Reino Celeste e conforte seus familiares e amigos neste triste momento de dor e sofrimento. Companheiro Zaca, Presente! O Poder Legislativo não poderia deixar de agradecer e homenagear o querido amigo e companheiro de luta e resistência José Geraldo Azarias - Zaca pelos bons serviços prestados à nossa sociedade como militante político e que conste em Ata dos nossos trabalhos esta Moção de Pesar, dando ciência, por ofício, de nossa proposição aos seus familiares e amigos".
José Geraldo Azaria, conhecido como Zaca morre em Juiz de Fora
Reprodução/Redes Sociais
Notas de pesar e homenagens
Prefeita Margarida Salomão (PT) lamentou morte de Zaca pelas redes sociais
Redes Sociais/Reprodução
Em uma nota de pesar, a prefeita Margarida Salomão (PT) lamentou a partida de Zaca.
"JUIZ DE FORA PERDEU UM GIGANTE. E eu perdi um amigo e um companheiro. José Geraldo Azarias, o Zaca, é um patrimônio do movimento negro brasileiro. Um pioneiro, um destemido, um guerreiro da democracia, um ser humano ímpar e um coração gigante. Afortunadas e afortunados somos nós que tivemos a oportunidade de conviver com ele, de lutar a luta democrática com ele, a aprender a luta antirracista com ele. Nossa alegria de saber que, ainda que humildemente, nossa Funalfa pode fazer essa reverência a ele. Cabe a nós, agora, o desafio de continuar sua luta. Vá em paz, amigo. Nosso abraço à família, aos amigos e a todas e todos os companheiros de Partido dos Trabalhadores de Juiz de Fora. ZACA, PRESENTE!"
Vereadora Laiz Perrut lamenta morte de Zaca pelas redes sociais
Redes Sociais/Reprodução
A vereadora Laiz Perrut (PT) também fez uma postagem nas redes sociais dela para se despedir de Zaca, a quem chamou de amigo.
"Que tristeza, meu amigo! Acabamos de perder nosso grande companheiro Jose Geraldo Azarias Zaca. Fundador do PT e teve sua vida toda voltada para a luta do nosso povo! Vá na paz querido, sabendo que você não será esquecido por nós! Zaca, Presente!"
A página do Partido dos Trabalhadores de Juiz de Fora emitiu uma nota de pesar referente o falecimento de José Geraldo.
"É com imensa tristeza que recebemos a notícia do falecimento do companheiro José Geraldo Azarias, o Zaca, um dos fundadores do partido em Juiz de Fora, grande companheiro de tantas décadas de luta e que atualmente trabalhava na sede do PT. Zaca será sempre lembrado por todos e todas que puderam conviver com ele. Um grande lutador, um grande militante, grande ser humano, grande petista. Nosso abraço à família e a todos os amigos nos quais nos incluímos. Vai fazer uma falta imensa. Descanse em paz, querido companheiro. ZACA PRESENTE! HOJE E SEMPRE!"
PT de Juiz de Fora emite nota de pesar sobre falecimento de Zaca
Reprodução/Redes Sociais
Sobrinhas
As sobrinhas Lu e Mariana Azarias prestaram homenagens ao tio nas redes sociais.
Sobrinha presta homenagem ao tio Zaca em Juiz de Fora
Reprodução/Redes Sociais
Sobrinha presta homenagem ao tio Zaca em Juiz de Fora
Reprodução/Redes Sociais
Sindicatos
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juiz de Fora (Sinserpu-JF) lamentou a morte de Zaca e relembrou a trajetória do militante.
Segundo o vice-presidente do Sinserpu, Cosmo Nogueira, “ele sempre teve uma relação muito estreita com o SINSERPU-JF e sempre integrava as manifestações e as atividades que o Sindicato dos Servidores promovia. Ficarão para nós as lembranças dos momentos vividos ao lado de um grande companheiro e o legado de um homem que dedicou a sua vida por uma sociedade mais justa e igualitária”, relatou.
Sinserpu-JF divulga nota de pesar sobre falecimento de Zaca em Juiz de Fora
Reprodução/Redes Sociais
Em nota, o Sindicato dos Professores de Juiz de Fora (Sinpro-JF) ressaltou que Zaca era referência para o movimento negro e importante voz do Partido dos Trabalhadores na cidade.
"Zaca dedicou sua vida à luta por uma sociedade igualitária, justa, solidária e livre. Nesse momento, estendemos nosso abraço à família e aos amigos do Zaca", citou a nota.
Sinpro-JF emite nota de pesar sobre falecimento de Zaca em Juiz de Fora
Reprodução/Redes Sociais
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes