Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Minas Gerais

Viaduto Arquiteto Helio Fádel Araujo é inaugurado na quarta em Juiz de Fora; veja as mudanças no trânsito


Trânsito terá várias alterações na região central. Itinerário de diversas linhas de ônibus urbanos também foram adaptados. Viaduto Hélio Fadel será inaugurado em Juiz de Fora

Fellype Alberto/g1

Nesta quarta-feira (1) será inaugurado o Viaduto Arquiteto Helio Fádel Araujo em Juiz de Fora. De acordo com a Prefeitura de Juiz de Fora, a obra deverá proporcionar inúmeros benefícios para a mobilidade urbano da cidade e desafogar o trânsito de veículos na região central.

De acordo com o Executivo, a nova opção de ligação entre as avenidas Francisco Bernardino e Brasil, vai entrar em funcionamento a partir de segunda-feira (6) e vai eliminar mais um ponto de interferência da passagem do trem no cotidiano dos motoristas e reduzir o tempo de viagem do sistema de transporte urbano.

A Prefeitura reiterou ainda que as obras de todo o complexo do viaduto foram pensadas na mobilidade e na acessibilidade para os pedestres que transitam na região. Além da ampliação de calçadas, rampas e piso tátil direcional foram instalados para garantir o acesso seguro de pessoas com deficiência.

O viaduto vai operar em mão única da Avenida Francisco Bernardino em direção à Brasil. Os motoristas que estiverem na Rua Floriano Peixoto podem acessar o viaduto. Esta via passou a contar com duas pistas de circulação, a partir da Rua Hipólito Caron, para agilizar e facilitar o acesso ao viaduto. Já a Hipólito Caron passará por mudança de mão, com circulação sentido à Avenida Francisco Bernardino.

A expectativa é de que, no horário de pico, o tempo de trajeto dos ônibus da Zona Norte seja reduzido em cerca de 10 minutos no sentido para o bairro, pois as linhas que anteriormente passavam pelo Mergulhão para depois acessarem a Avenida Brasil, no Ladeira, vão circular pelo viaduto e chegar rapidamente À margem esquerda do Rio Paraibuna, a partir do Bairro Vitorino Braga.

Além disso, 10 linhas da Zona Leste também terão o trajeto agilizado ao utilizarem o novo viaduto e não sofrerão mais com as interrupções da passagem do trem no sentido Centro para o bairro.

Imagem de arquivo mostra obras do Viaduto Hélio Fadel em Juiz de Fora

Fellype Alberto/g1

Mudanças no trânsito e em pontos de ônibus

As linhas da Zona Norte terão o ponto de ônibus da Avenida Francisco Bernardino, quase na esquina com a Rua Benjamin Constant, transferido para a margem esquerda da Avenida Brasil, próximo à Praça Teotônio Vilela, no Bairro Vitorino Braga.

A mudança possibilita também a alteração do trajeto de 9 linhas da Zona Oeste, que seguirão até o final da Avenida Francisco Bernardino e acessarão diretamente a Avenida dos Andradas, já que será possível utilizar o ponto de ônibus da Avenida Francisco Bernardino, ao lado do supermercado que anteriormente era parada dos ônibus da Zona Norte.

O ponto da Rua Benjamin Constant, na esquina com a Rua Roberto de Barros, será desativado para linhas da Zona Oeste. A alteração do itinerário vai permitir uma melhoria no trânsito das ruas Benjamin Constant, Santo Antônio e Paula Lima.

Com o novo viaduto, todos os ônibus do transporte coletivo serão retirados da pista de carros da Avenida Rio Branco no sentido Bom Pastor para o Manoel Honório, para uma melhor fluidez do trânsito no trecho do Mergulhão. Para isso, a linha 766 (Zona Norte) passará a seguir pela Rio Branco e utilizará a Américo Lobo para acessar a Avenida Brasil.

As obras incluem também a criação de duas pistas de circulação na Rua Floriano Peixoto, a partir da Rua Hipólito Caron, e a mudança de mão desta última, que passa a ter a circulação sentido Avenida Francisco Bernardino. O ponto de ônibus das linhas da Zona Leste que seguem para o bairro, na Rua Benjamin Constant, será desativado.

As vias de todo o entorno também foram revitalizadas com novo asfalto e tiveram mudanças na circulação. Foi implantada mão única na Rua Farmacêutico Vespasiano Pinto Vieira entre as vias a Padre Júlio Maria e Howian; Rua Leolpodo Schmitiz entre a Howian e a Padre Júlio Maria; e Rua Howian entre as ruas Farmacêutico Vespasiano Pinto Vieira e Padre Júlio Maria.

Confira as linhas das Zonas Norte e Leste que passam a circular pelo viaduto:

Zona Norte:

As linhas são 703-706-707-710-711-712-713-714-715-716-717-718-719-721-722-725-726-727-728-729-730-731-732-733-734-735-736-738-739-740-741-742-743-744-745-747-748-751-753-757-758-767. Itinerário sentido Centro/bairro: Avenida Getúlio Vargas, Praça Antônio Carlos, Travessa Doutor Prisco, Avenida Francisco Bernardino, Viaduto Arquiteto Hélio Fádel, Ponte Wilson Coury Jabour Jr, margem esquerda da Avenida Brasil (sentido Zona Norte)...

Zona Leste:

As linhas são 400-413-423-425-426-427-428-429-435-436. Itinerário sentido Centro/bairro: Travesso Doutor Prisco, Avenida Francisco Bernardino, Viaduto Arquiteto Hélio Fádel, Ponte Wilson Coury Jabour Jr, Avenida Garibaldi Campinhos…

Linhas Zona Oeste com itinerário alterado:

As linhas são 516-530-532-533-534-535-538-540-542. Itinerário sentido Centro/bairro: Avenida Francisco Bernardino, Avenida dos Andradas...

Leia também:

Mais de 20 linhas de ônibus urbanos são alteradas a partir de quarta-feira em Juiz de Fora

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e o Campo das Vertentes

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!