Geral Minas Gerais

Pism 2022: pelo segundo ano, UFJF registra queda no número de inscritos

Por Redação

01/12/2021 às 13:02:18 - Atualizado há
Os números registrados na próxima edição ficaram em 30.314 e representam uma redução de mais de 11% em relação à edição de 2021, que teve 34.035 candidatos. Entrada da UFJF em Juiz de Fora

Twin Alvarenga Secom UFJF/Divulgação

Pelo 2º ano consecutivo, foi registrada queda no número de inscritos no Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

A edição de 2022 recebeu 30.314 inscrições, de acordo com a instituição. Os números representam uma queda em relação à edição de 2021, que teve 34.035 candidatos.

Para o pró-reitor de Graduação, Cassiano Caon Amorim, a pandemia trouxe exclusão e desigualdade de oportunidades para os processos seletivos, em geral.

“Temos um quantitativo significativo de estudantes do Ensino Médio que podem não ter se sentido motivados a fazer as avaliações pelas dificuldades que encontraram de ingressar no primeiro ano e, principalmente, para aqueles que precisavam dar continuidade ao segundo e terceiro ano. Sabemos que as redes públicas e privadas também têm tido dificuldades em ofertar o ensino remoto emergencial”, afirmou.

Amorim ainda destacou que a situação econômica do país também pode ter interferido no número de inscrições.

“Apesar de estudantes de escolas públicas poderem pedir a isenção da taxa de inscrição, é preciso comprovar uma série de situações para que ela seja garantida. Todos esses fatores podem ter conduzido a uma queda do número de inscritos como observado também no cenário nacional. “Assim como no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e em outros grandes vestibulares, por exemplo, o da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), apontam que não estamos isolados nesse contexto. Infelizmente, essa também é uma realidade que se verificou na UFJF”, finalizou.

Pism 2022

Mais de 30 mil participantes estão inscritos para a realização das provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism 2022) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

A edição terá 13.039 candidatos no módulo I do vestibular seriado; 9.581 para o módulo II; e outros 7.694 para o módulo III.

Pism 2022: UFJF oferece mais de 2.300 vagas em 76 cursos

As provas serão realizadas nos dias 5 e 6 fevereiro em Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Petrópolis e Volta Redonda.

Conforme divulgado pela UFJF, a maior concentração de inscritos (16.994 participantes) foi registrada em Juiz de Fora. Outros 4.410 secundaristas farão os exames em Governador Valadares. Já em Muriaé, 3.416 estudantes se inscreveram para as provas.

O período de inscrição para o Pism terminou no último dia 27 de outubro. A relação de candidatos por vaga está prevista para ser publicada em 25 de janeiro de 2022 no site da Copese.

Também no dia 25 de janeiro estarão disponíveis, na Área do Candidato, os comprovantes definitivos de inscrição.

UFJF reabre inscrições para Pism 2022

Segundo o pró-reitor de Graduação, Cassiano Caon Amorim, a UFJF tem se preparado com bastante antecedência para a realização das provas do Pism. Entre as ações, está a definição da data do processo para fevereiro, quando participantes e trabalhadores já estarão, possivelmente, com o ciclo vacinal completo.

“Considerando também que a UFJF está seguindo todos os protocolos de biossegurança, tanto em Juiz de Fora quanto nos outros municípios em que acontecem as provas, é importante destacar que, assim como era feito anteriormente, voltamos a organizar o vestibular seriado de maneira unificada para os três módulos. Nós estamos trabalhando para que haja segurança para todos os envolvidos, tanto estudantes quanto trabalhadores”, analisou o pró-retiro.

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes
Fonte: G1
Comunicar erro
Dia a Dia Notícias

© 2024 Copyright © 2023 - Dia a Dia Notícias. Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Dia a Dia Notícias