Geral Minas Gerais

UFV publica nova resolução sobre os subsídios para refeição nos restaurantes universitários

Por Redação

01/12/2021 às 19:04:30 - Atualizado há
A resolução foi aprovada com 34 votos favoráveis e 1 contrário. Desde o final do mês passado estudantes realizam protestos contra o reajuste no valor da refeição. Imagem de arquivo mostra estudante no Restaurante Universitário em Viçosa

UFV/Divulgação

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) publicou nesta quarta-feira (1) a resolução sobre a nova política de subsídios para os restaurantes universitários (RUs) da instituição. Em segunda sessão, ocorrida na última segunda (29), o Conselho Universitário (Consu) aprovou com 34 votos favoráveis e 1 contrário a proposta da administração superior.

Como noticiado pelo g1, desde o anúncio do reajuste feito pela UFV em uma live no dia 22 de novembro, de que o preço da refeição no RU passaria de R$ 1,90 para R$ 9, diversas manifestações têm sido realizadas por estudantes nas nas redes sociais e também no campus Viçosa.

Em entrevista ao g1, a aluna de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFV, Luiza Lima, afirmou que que não concorda com o aumento.

“Essa questão de valor por vulnerabilidade social é bem complexa, nem todos conseguem provar renda com documentos. Hoje em aula estávamos conversando sobre as dificuldades que muitos alunos irão enfrentar. Acredito que deveria aumentar sim, mas nem tanto”.

O Movimento por uma Universidade Popular (MUP) agendou divulgou uma nota de insatisfação às políticas de preço dos restaurantes universitários.

“O movimento por uma Universidade Popular, vem por meio desta nota, expressar sua absoluta oposição às mudanças nas políticas de preços anunciadas pela UFV. A nota reitera ainda que não há diálogo sem os estudantes presentes e que momento algum os discentes tiveram oportunidades de fala. Os estudantes devem ser ouvidos como pares, o que significa poderem apresentar-se corporalmente ao debate público e enunciar suas objeções”.

A resolução traz alguns diferenciais em relação ao que havia sido aprovado em reunião conjunta das câmaras comunitárias dos três campi (Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba) e apresentado durante o Fórum de Assistência Estudantil, realizado no dia 16 de novembro.

Pela política aprovada, haverá três faixas de subsídios. A primeira prevê a continuidade do subsídio integral (100%) para estudantes em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica. Na segunda faixa, o subsídio será de 75% para estudantes em menor vulnerabilidade e, na terceira, de 40% para os demais.

Estas três faixas estão voltadas aos alunos dos ensinos médio, técnico e graduação. Os estudantes de pós-graduação em vulnerabilidade socioeconômica, sem bolsa e sem vínculo empregatício ou emprego informal, terão subsídio total ou parcial na alimentação nos RUs por meio de até 180 bolsas que serão concedidas anualmente pela instituição.

Com a nova política, a UFV ampliará o número de estudantes em vulnerabilidade socioeconômica atendidos. Dos atuais 2.068 beneficiados com subsídio integral de alimentação, ela passará a atender 2.249. Além disso, subsidiará mais 2.221 com 75% do valor da refeição. Somando as duas faixas serão ao todo 4.470 estudantes beneficiados.

A nova política de subsídios para os RUs mantém a proposta sugerida anteriormente pela comissão coordenada pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (PCD) de extinguir as modalidades de gratuidade na alimentação que não sejam por vulnerabilidade socioeconômica.

Data e previsão de valores

A nova política entrará em vigor a partir de 3 de janeiro. A abertura dos RUs está prevista para 24 de janeiro, data que marca o começo das aulas presenciais do Período Híbrido de Transição. Os estudantes em vulnerabilidade socioeconômica atualmente atendidos com o serviço alimentação terão garantia de continuidade no sistema até a reavaliação realizada pelo Serviço de Bolsa a cada dois anos.

O sistema de acesso aos RUs será o mesmo. No caso dos estudantes com subsídio parcial, eles continuarão abastecendo as carteirinhas via pagamento de GRU. Ao passar pelo leitor, o sistema automaticamente descontará dos créditos o valor atualizado da refeição.

Os pós-graduandos sem subsídios, servidores técnico-administrativos, docentes e funcionários terceirizados deverão pagar a refeição, diretamente à concessionária, na entrada dos restaurantes universitários. Nestes casos, o preço unitário das refeições é o valor do contrato da empresa com a UFV.

Veja a estimativa de valores para cada faixa salarial:

Nova política de preços RU Viçosa

UFV/Divulgação

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e o Campo das Vertentes
Fonte: G1
Comunicar erro
Dia a Dia Notícias

© 2024 Copyright © 2023 - Dia a Dia Notícias. Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Dia a Dia Notícias