Geral Arte e Famosos

Cineasta Tim Burton doa desenho para mural em prédio no Parque Dom Pedro, Centro de SP

Por Redação

02/12/2021 às 17:47:14 - Atualizado há
Mural gigante de 2.000 m² foi produzido pela artista Luna Buschinelli em edifício na rua lateral do terminal de ônibus. No trabalho feito especialmente para São Paulo, diretor de 'Edward Mãos de Tesoura' e 'A Fantástica Fábrica de Chocolate' expressou a reação ao inesperado diante de óvnis. Mural feito pela artista Luna Buschinelli em prédio na lateral do Terminal Dom Pedro II, com desenho exclusivo feito pelo cineasta Tim Burton

David Brenon Ribeiro/Arquivo Pessoal

O cineasta norte-americano Tim Burton doou um desenho exclusivo para a cidade de São Paulo e que já virou um mural no Parque Dom Pedro II, no Centro da capital. O trabalho está pronto e será oficialmente inaugurado no dia 10 de dezembro.

Quem passa pela rua lateral do terminal de ônibus, agora se depara com um gigante mural de 2.000 m² no edifício Garagem Parque 25, com os traços do diretor de “Edward Mãos de Tesoura” (1990), “O Planeta dos Macacos” (2001), "A Fantástica Fábrica de Chocolate" (2005) e “Dumbo”.

No trabalho, Burton expressou a reação ao inesperado, com olhos arregalados e dentes apertados, diante de óvnis, alienígenas, referências a morcegos e a uma planta carnívora.

Tim Burton vai dirigir 'Wednesday', série sobre Wandinha da 'Família Addams'

Entusiasta do grotesco e do fantasioso, o cineasta cria personagens peculiares, entre pessoas e monstros, com toques de inocência e inabilidade social.

Foto de arquivo, tirada no último dia 26, mostra mural com desenho de Tim Burton sendo produzido no Centro da cidade de SP

Fred Beijos/Arquivo Pessoal

A iniciativa foi apoiada pela Prefeitura de São Paulo e articulada pela Rua 34 Produções Artísticas, parceira da gestão municipal na implantação do Museu de Arte de Rua (MAR), que fez o pedido de uma ilustração para um mural e foi imediatamente atendida.

"Ele adorou a ideia de um projeto específico para a cidade e fez a doação. Essa arte tem o universo do Tim Burton, o imaginário dele, o traço, o humor-terror, que, neste caso, flerta com aqueles filmes de ficção científica dos anos 1950 e criaturas do espaço", explicou Leo Rea Lé, diretor-executivo da Rua 34.

Desenho do cineasta norte-americano Tim Burton feito especialmente para se tornar um mural no Centro da cidade de SP

Tim Burton

"A escolha do Centro é porque também pensamos que se trate de uma região que olha para o futuro, com muito potencial para economia criativa. Ajuda nesse processo de valorizar novamente a região", continuou.

O mural foi executado pela artista Luna Buschinelli, escolhida após uma votação entre representantes da Rua 34, da Prefeitura de São Paulo e do escritório de Tim Burton, que inclusive participou da seleção.

Ela começou o trabalho no dia 6 de novembro e concluiu na segunda-feira (29). O mural será oficialmente inaugurado no dia 10 de dezembro, às 19 horas.

Tim Burton fala sobre o processo de criação em entrevista exclusiva

Exposição em 2022

A Rua 34 também vai trazer para a cidade de São Paulo em 2022 uma exposição inspirada no trabalho de Tim Burton.

A exposição "A Beleza Sombria dos Monstros: 10 anos de A Arte de Tim Burton" já passou por Brasília, em 2019, e a passagem pela capital foi atrasada pela pandemia. Na ocasião, o cineasta foi flagrado por fãs circulando no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

"Essa relação com Tim Burton começou porque ele tem um livro de 700 páginas chamado 'The Art of Tim Burton', nós acionamos a equipe dele em abril de 2014 propondo uma exposição baseada nas ilustrações, e ele disse 'vamos nessa'", contou Leo Rea Lé, da Rua 34.

Ilustração do cineasta norte-americano Tim Burton no livro 'A arte de Tim Burton' (2009)

Tim Burton/Divulgação

A partir deste contato, a produtora cultural desenvolveu ao longo de quatro anos a exposição, que conta com 14 salas e 180 trabalhos, que traduzem o livro em uma "experiência expandida".

"As ilustrações e pinturas do livro viraram máquinas, experiências ópticas, cinema em 3D. Cada sala tem um conceito. Para traduzir o trabalho 'O garoto do Lago Burbank', por exemplo, que fala sobre memória, recorremos a som e projeção", explicou Leo Rea Lé.

A Rua 34 já dialoga com instituições para definir o local, como a Oca, do Parque Ibirapuera, e deve definir um lugar em breve.

Foto de arquivo mostra Tim Burton em fala sobre a animação "Frankenweenie"

John Shearer/Invision/AP
Fonte: G1
Comunicar erro
Dia a Dia Notícias

© 2024 Copyright © 2023 - Dia a Dia Notícias. Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Dia a Dia Notícias