Geral valor

Rio suspende "passaporte de vacinação" em centros comerciais, táxis e aplicativos de transporte

Por Redação

03/12/2021 às 09:00:19 - Atualizado há

"Temos que fazer algo cumprível. A gente não pode exigir o que não vai ser cumprido", disse o prefeito Eduardo Paes um dia antes da alteração do decreto A prefeitura da cidade do Rio de Janeiro publicou nesta sexta-feira, no Diário Oficial do Município, alteração no decreto do dia anterior sobre o chamado "passaporte de vacinação" na capital fluminense. O decreto de quinta-feira ampliou o alcance, no setor de serviços, do chamado "passaporte" devido à descoberta da nova variante de covid-19, a "ômicron", originada do continente africano, e com alto grau de transmissibilidade.

O "passaporte" na prática é a obrigatoriedade de mostrar comprovante de cobertura vacinal contra covid-19 ao entrar em determinados locais. Na prática, na alteração de hoje, a gestão municipal suspendeu obrigatoriedade de mostrar o comprovante de imunização em shoppings, centros comerciais, taxis e carros de aplicativos de transporte.

No entanto, os outros locais delimitados ontem, enumerados pela prefeitura, continuam com obrigatoriedade de comprovante de vacinação para entrada - incluindo bares e restaurantes. Foi a primeira vez, desde começo da pandemia, que o Rio delimitou exigência de "passaporte" nesses dois segmentos de serviços, na capital fluminense.

Assim, na prática, com a alteração feita nessa sexta-feira no Diário Oficial do município, fica a partir de hoje estabelecido nova obrigatoriedade de comprovação de vacinação contra covid-19 em serviços de embelezamento (salões), estética e congêneres; em estabelecimentos de hospedagem e acomodação de qualquer espécie; locações de imóveis por temporada e serviços contratados por aplicativo; e bares, lanchonetes, restaurantes, refeitórios e serviços de alimentação. No caso desses últimos, a exigência seria tanto para clientes sentados em mesas nas áreas internas; quanto protegidas por cobertura de qualquer natureza.

Em evento público no Rio, o prefeito da cidade, Eduardo Paes (PSD), havia antecipado que haveria mudança. "Temos que ver a praticidade e a efetividade do decreto" afirmou Paes na quinta-feira. "Tem umas áreas que foi um exagero, como o táxi e shopping. Não acho necessidade disso e, por isso, vamos recuar o pedido para táxi e shopping amanhã [hoje, sexta-feira]", completou. "Eu não tinha detalhes de todas as áreas e quando eu vi táxi e shopping decidi tirar. Temos que fazer algo cumprível. A gente não pode exigir o que não vai ser cumprido", disse ele na ocasião.

Em entrevista na quinta-feira ao jornal "Bom dia Rio" da TV Globo, o Secretário Municipal de Saúde da cidade, Daniel Soranz, falou sobre o "passaporte de vacinação". "Estamos preocupados com a nova variante. A principal estratégia é exigir passaporte de vacinação", afirmou Soranz. Na ocasião, o secretário notou que a prefeitura tem como meta manter a população carioca cada vez mais protegida no quadro sanitário ligado à covid-19.

Ele lembrou que os casos e óbitos relacionados à doença continuam em queda, na capital fluminense, devido à alta cobertura vacinal na localidade. No entanto, 600 mil pessoas, no Rio, não voltaram para segunda dose de vacina contra covid-19 na data marcada. A ideia, de acordo com o secretário, é estimular essas pessoas a completarem esquema vacinal, com o "passaporte" de imunização contra a doença, afirmou ele.

No site Painel Rio Covid-19, disponibilizado na internet pela prefeitura do Rio, a gestão municipal da cidade contabiliza um total de 12.168.759 de doses aplicadas de vacina contra a doença na capital. Esses números levam a cenário de 99,9% da população acima de 12 anos na capital fluminense com primeira dose ou dose única; e de 90,3% com segunda dose ou dose única, de acordo com cálculos da prefeitura. No caso de população acima de 18 anos, os porcentuais são respectivamente de 99,9% e de 95%, para cada uma dessas duas delimitações. Isso conduz a um cenário de 77,4% de população total carioca vacinada com duas doses ou dose única do imunizante. Os dados são atualizados até as 8h de 3 de dezembro.

No Rio de Janeiro, são contabilizadas 25.407.401 de doses aplicadas em todo o Estado, até as 8h07 de 2 de dezembro. Isso conduz a cenário de 72% da população do Estado com 12 anos ou mais já vacinada com duas doses ou dose única de imunizante contra covid-19.Os dados constam do "Vacinômetro" disponibilizado em portal na internet pelo governo fluminense.

Fonte: VALOR
TAGS Valor
Comunicar erro
Dia a Dia Notícias

© 2024 Copyright © 2023 - Dia a Dia Notícias. Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Dia a Dia Notícias