Geral Minas Gerais

Abrindo mão de uma vida sedentária e desregrada

Por Redação

03/12/2021 às 09:00:26 - Atualizado há
O Home Officer sentiu na pele que malhar, comer bem e cuidar da postura transformaram sua vida. Leia e descubra o porquê Querido diário,

Confesso que sempre fui um baita de um preguiçoso. Nunca fui o cara da maromba, que gosta de se exibir na academia e fica grunhindo enquanto puxa ferro. Sempre detestei isso. Inclusive, me orgulhava de ser exatamente o oposto e costumava exibir minha pancinha de chopp entre os amigos, todo prosa.

Reflexão profunda e mudança de hábitos em meio à pandemia

Entretanto, a pandemia mudou um bocado a forma como penso e me relaciono comigo mesmo. Passar tanto tempo em casa no início deixou muita gente se sentindo engaiolada, solitária, triste e desesperançosa. Entretanto, esse período de isolamento também nos trouxe a oportunidade de olhar para nós mesmos, reavaliar comportamentos e adotar novos hábitos.

Veja eu, como exemplo: sempre fui um cara tranquilo, caseiro, viciado no sossego da minha casa, em cuidar e mimar meus bichinhos e plantinhas e comer uma comidinha gostosa, volta e meia indo atrás de fast food e sem limites para sobremesas (adoro!).

Abrindo mão de uma vida sedentária e desregrada

Freepik

Dores posturais, Covid e alimentação

Quando tive que aderir ao modelo de trabalho home office, tive vários problemas que escancararam a necessidade de adotar um modo de vida mais equilibrado. A má alimentação, má postura e também o fato de ter pego Covid me deixaram bastante debilitado.

Fiquei me perguntando se eu teria me saído melhor se estivesse desde o início me exercitando e comendo bem, ainda mais depois de ler que uma boa nutrição é decisiva para auxiliar alguém a se recuperar da doença e que ficar parado é a pior coisa que se pode fazer quando se tem dor crônica, o que agrava o desequilíbrio muscular.

Também li que, por mais que eu me empenhasse na fisioterapia pós-Covid, eu deveria me alimentar bem e abrir mão de hábitos alimentares nocivos (como o consumo de alimentos ultraprocessados em excesso, elaborados com ingredientes nada naturais e ricos em gordura, sódio e açúcar) para que os bons resultados atingidos fossem duradouros. Li também que o alto consumo de bebidas alcoólicas atrapalha a absorção da vitamina B1 presente nos alimentos, o que favorece processos inflamatórios nos músculos e terminações nervosas.

Caramba, quanta coisa ruim, não é mesmo? Eu achei assustador e me toquei que precisava tomar uma atitude a partir disso. Claro, busquei aconselhamento junto a nutricionistas e fisioterapeutas (recomendo fortemente os da Reabilitar!) e, gradualmente, fui fazendo mudanças na minha vida, adequando minha casa para trabalhar em padrões ergonômicos ideais, mudar minha rotina alimentar e passei a praticar exercícios físicos.

Inclusive, sabia que é possível fazer isso sem sair de casa? A Reabilitar oferece planos incríveis, 100% remotos, presenciais ou mistos, sempre respeitando os protocolos de segurança, tão elementares em tempos de pandemia.

Saindo da inércia: quebrando o sedentarismo

Quebrar o sedentarismo foi e é muito difícil, disso eu tenho certeza. É difícil vencer a preguiça e se programar para se exercitar regularmente. Até porque os resultados não são imediatos: não é de cara que você vai se sentir “o endorfinado”.

Mas é preciso ter sempre em mente que as estruturas que nos dão sustentação e movimento precisam ser estimuladas com alguma frequência e intensidade. Do contrário, virão as dores e a perda de flexibilidade.

Saindo da inércia: quebrando o sedentarismo

Freepik

Hoje, sei que é possível mudar sem radicalizar. O incremento que se ganha em qualidade de vida é considerável e ainda estou dando meus primeiros passos nesse processo, em que os resultados físicos parecem lentos, mas a verdade é que se trata de uma transformação interna e externa, que também abrange os âmbitos orgânico e emocional.

Inclusive, descobri que a Reabilitar, além de oferecer diferentes pacotes de serviços, também tem um app através do qual você pode agendar suas aulas, sejam online ou presenciais. Ou seja, mesmo em home office, não tenho mais como inventar desculpas para não me exercitar!

Conheça os planos que a Reabilitar oferece e inicie hoje mesmo sua jornada rumo à uma vida plena! Entre em contato com a clínica pelo WhatsApp!
Fonte: G1
Comunicar erro
Dia a Dia Notícias

© 2024 Copyright © 2023 - Dia a Dia Notícias. Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Dia a Dia Notícias