Geral Minas Gerais

O que é o novo ensino médio? Saiba mais sobre as mudanças no currículo

Por Redação

04/12/2021 às 12:22:24 - Atualizado há
Rede de Ensino APOGEU investe em alterações desde 2020 Rede de Ensino APOGEU

Rede de Ensino APOGEU

O novo currículo do Ensino Médio apresenta algumas mudanças importante nessa etapa final de formação do jovem. O chamado Novo Ensino Médio é uma conjunção entre o tradicional (Formação Geral Básica) e o chamado Itinerário Formativo. Tal proposta segue a lei aprovada em 2017 e o objetivo é proporcionar aos alunos oportunidades mais diversificadas que estejam de acordo com as escolhas de cada um para a vida profissional.

Além da ampliação da carga horária de estudos, os sistemas de ensino vão oferecer atividades extracurriculares que correspondem aos Itinerários. Essas atividades devem contemplar amplas competências e habilidades, a fim de assegurar que os alunos estejam preparados para o futuro e seus desafios.

Os conhecimentos obrigatórios para todos correspondem à Formação Básica. Nessa parte do currículo, as competências e habilidades são organizadas em quatro áreas do conhecimento que serão cobradas pelo ENEM: Linguagem e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias e Ciências Sociais e Aplicadas.

O Novo Ensino Médio é uma proposta que está sendo implementada gradativamente e, em 2022, já deverá estar consolidada em todo o país, nas escolas públicas e privadas.

Os diferenciais pedagógicos ofertados pela Rede de Ensino APOGEU estão alinhados com as alterações trazidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM). No contraturno, os estudantes podem optar, de acordo com seus anseios, por conteúdos voltados para concursos militares, PISM, ENEM, Empreendedorismo e Cultura de Inovação.

O foco na Rede para o Ensino Médio está no atendimento individualizado e na personalização de planos de estudos, aumentando as chances dos alunos garantirem o sucesso esperado. Além disso, o Colégio APOGEU realiza um diagnóstico a partir dos resultados obtidos nos Simulados para que os estudantes se desenvolvam tanto nas disciplinas que têm maior dificuldade, quanto naquelas em que têm um domínio maior. Nas aulas de aprofundamento Militar, são abordados os conteúdos dos editais dos principais concursos militares do Brasil, com metodologia focada nas principais olimpíadas intelectuais.

As matrículas para o ano letivo de 2022 estão abertas! Saiba mais em: https://www.apogeu.com.br/
Fonte: G1
Comunicar erro
Dia a Dia Notícias

© 2024 Copyright © 2023 - Dia a Dia Notícias. Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Dia a Dia Notícias