Fábio Baccheretti afirmou que espera parecer positivo da Anvisa até o dia 18. Dosagem em crianças será diferente e com espaço menor entre as duas doses A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve dar até o dia 18 parecer positivo para a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a covid-19, disse em entrevista coletiva o secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti. A expectativa do secretário é que esse público recebe as duas doses da vacina até o Carnaval de 2022.
“Não poderíamos usar a vacina já disponível, é preciso usar um frasco diferente porque a dosagem é diferente. A expetativa é que em janeiro a Pfizer entregue o novo frasco. Com o intervalo de 21 dias entre a primeira e a segunda dose, no Carnaval teríamos as crianças de até 11 anos vacinadas com a segunda dose”, afirmou o secretário.
O secretário também disse que o Estado estuda reduzir o prazo de aplicação da dose de reforço contra a covid-19 de cinco para quatro meses. O objetivo é evitar um novo aumento no número de casos da covid-19 no Estado.
Baccheretti disse que a chegada da variante ômicron mudou o cenário de combate ao coronavírus no Brasil. Por conta disso, a perspectiva de liberar a população do uso de máscaras em locais públicos em dezembro foi suspensa. O secretário também reforçou a importância de se evitar as aglomerações.
Em relação às festas de Carnaval, o secretário disse que o governo vai continuar monitorando a evolução dos casos da covid-19 no Estado. Por enquanto, continuam válidos cuidados como uso de álcool em gel, distanciamento e uso de máscaras.
Unsplash