Saiba quem é Ciro Gomes, que planeja disputar quarta eleição à Presidência Ex-governador do Ceará, Ciro Gomes planeja disputar sua quarta eleição à Presidência. Desde o início de 2021, Ciro se apresenta como opção do PDT para 2022, referendada pelo presidente nacional da sigla, Carlos Lupi.
Em abril de 2021, eles anunciaram a contratação do marqueteiro João Santana para coordenar a comunicação do partido. Santana foi o responsável pelas campanhas eleitorais de Lula, em 2006, e de Dilma Rousseff, em 2010 e 2014.
De lá para cá, Ciro, que também foi ministro da Fazenda no governo Itamar Franco e titular do Ministério da Integração Nacional no governo Lula, ampliou sua atuação nas redes sociais, com produção de vídeos e transmissões ao vivo - as chamadas "live" do Cirão.
Ciro Gomes: Político ampliou sua atuação nas redes sociais
Ana Paula Paiva/Valor cultura
Em uma delas, conversou com o ex-presidente do banco Central Arminio Fraga, o que foi interpretado como um aceno ao eleitor liberal. A "live" ocorreu em dezembro, quando já estava colocado o nome do ex-juiz Sergio Moro como possível candidato pelo Podemos.
O desempenho do ex-ministro da Justiça de Bolsonaro nas pesquisas de intenção de voto (a exemplo da Ipec, de dezembro) tirou de Ciro a terceira colocação nas sondagens – quando desconsiderado o empate técnico. O cenário fez integrantes do PDT pressionarem pela retirada da pré-candidatura do ex-governador. Ciro e Lupi negam a possibilidade de desistência.