Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Minas Gerais

Defesa Civil registra 8 ocorrências por causa da chuva em Juiz de Fora; trabalho de limpeza é realizado


A Prefeitura afirmou ser um fenômeno fora do comum e atribuiu a situação como reflexo da mudança climática que afeta o mundo inteiro. Bairro Santa Luzia após forte chuva que atingiu Juiz de Fora na sexta-feira (17)

Nayara de Paula/g1

A Defesa Civil registrou 8 ocorrências por causa da forte chuva que atingiu Juiz de Fora na noite de sexta-feira (17). Ainda no período da manhã, um alerta havia sido emitido para informar sobre a possibilidade de transbordamento de rios e córregos que cortam o município.

De acordo com a Prefeitura, durante a manhã deste sábado (18) as equipes do Programa Boniteza foram deslocadas para reparar os danos causados pela chuva.

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) realiza limpeza em Santa Luzia e nos bairros adjacentes, a Empresa Municipal de pavimentação de ruas e vias públicas (Empav) atua no Bairro Filgueiras e a Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) nos bairros Vila Ideal e Olavo Costa.

Comerciante realiza limpeza de estabelecimento que foi invadido pela água em Juiz de Fora

Nayara de Paula/g1

A Defesa Civil considerou as chuvas que atingiram a Zona Sul da cidade na sexta como um fenômeno fora do comum e atribuiu a situação ao reflexo da mudança climática que afeta o mundo inteiro e que causou estragos nos últimos dias. Ainda segundo a pasta, a impermeabilização do solo, assim como a ocupação desorganizada do solo, também contribuem para os impactos da chuva na cidade.

Durante toda a noite sexta e madrugada deste sábado, a equipe da Defesa Civil monitorou a situação das chuvas, realizou vistorias e, diante da necessidade, acionou o Corpo de Bombeiros para resgatar a população que estava ilhada no Bairro Santa Luzia. Não houve registro de vítimas e nenhuma pessoa ficou desabrigada ou desalojada.

A Prefeitura informou ainda que no período de estiagem foi realizado um amplo trabalho de prevenção e devido às intervenções de limpeza nos córregos, o alagamento no Bairro democrata foi significativamente menor. No Córrego Ipiranga, do Bairro Santa Luzia, a limpeza foi iniciada em agosto, com serviço de roçada, capina e remoção de resíduos das margens.

Bairro Santa Luzia após forte chuva que atingiu Juiz de Fora na noite de sexta-feira (17)

Nayara de Paula/g1

Chuva em Juiz de Fora

Ruas alagadas e córrego transborda no Bairro Santa Luzia em Juiz de Fora

Silvana Weitzel/Arquivo pessoal

Uma forte chuva atingiu a cidade na noite de sexta-feira e causou alagamentos e transbordamento de córrego no Bairro Santa Luzia. De acordo com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), foram registrados 43,9 milímetros de chuva até a manhã deste sábado.

Durante a noite, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) informou que os acumulados de precipitação são de até 48 mm em uma hora na cidade. Os maiores volumes de precipitação foram no Graminha e no Bairro de Lourdes.

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!