Universidade Federal de Viçosa (UFV)se classificou em 9ª posição do levantamento que analisa universidades que se esforçam para reduzir a geração de gás carbono e ajudar no combate global às mudanças climáticas. O Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais , que tem campi Barbacena, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Rio Pomba, Santos Dumont , São João del-Rei, Bom Sucesso, Cataguases e Ubá, foi classificado na 4ª posição entre as universidades brasileiras no Ranking UI GreenMetric 2021.
O resultado foi divulgado na última terça-feira (14) e, ao todo, 38 instituições de ensino do Brasil participaram da avaliação. O ranking avalia a sustentabilidade das escolas de ensino superior.
Já a Universidade Federal de Viçosa (UFV) ficou na 9º posição do levantamento.
Neste ano, foram avaliadas 956 universidades. No ranking mundial, o Instituto Federal ficou na posição de 285° e o Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais ficou na posição de número 902.
Entenda o UI GreenMetric
O UI GreenMetric é um ranking de sustentabilidade desenvolvido anualmente pela Universidade da Indonésia, desde 2010.
A proposta é dar créditos para aquelas universidades que fazem esforços para reduzir a geração de gás carbono e ajudar no combate global às mudanças climáticas.
Conforme divulgado pelo UI GreenMetric, de 2010 para 2021, o número de instituições participantes aumentou de 95 universidades , em 35 países, para 912 universidades, em 84 países.
Metodologia
Plantio de muda
Divulgação
Na avaliação, o ranking reúne informações básicas sobre o tamanho e localização das instituições, para identificar se elas estão situadas na área urbana, suburbana ou rural.
Eles buscam avaliar o tamanho da área verde nos espaços, o consumo de eletricidade — devido à relação com a emissão de gás carbono —, o uso, o gerenciamento e o desperdício de água, a configuração e a infraestrutura, a energia e as mudanças climáticas. Além da educação e da pesquisa.
Para além dessas métricas, o ranking avalia como a universidade responde ou lida com as questões referentes às políticas de sustentabilidade, ações e comunicação.
Os participantes podem obter uma série de benefícios, como internacionalização, reconhecimento, maior conscientização sobre questões de sustentabilidade, mudanças sociais e networking.
Veja abaixo os indicadores de cada métrica.
1. Configurações e infraestrutura
Quantidade de área aberta em relação à área total;
Área total do campus coberta por vegetação florestal;
Área total do campus coberta por vegetação plantada;
Área total do campus destinada à absorção de água, para além da área florestal e de vegetação plantada;
Área total aberta dividida pela população total do campus;
Porcentagem do orçamento da universidade destinada para esforços sustentáveis;
Porcentagem de operação e manutenção de atividades de construção durante a pandemia do Covid-19;
Acessibilidade do campus para pessoas com deficiência ou para cuidados maternos;
Segurança;
Infraestrutura de saúde para estudantes, acadêmicos e funcionários administrativos;
Conservação de vegetação, animais, vida selvagem, recursos genéticos para comida e agricultura, tanto em médio quanto em longo prazo;
2. Energia e mudança climática
Eficiência energética de aparelhos elétricos;
Implementação de construções inteligentes;
Número de fontes de energia renováveis no campus;
Eletricidade total utilizada dividida pela população total do campus ((kWh por pessoa);
Quantidade de energia renovável produzida dividida pelo total de energia utilizada por ano;
Elementos de construção sustentável implementadas, em comparação a todas as construções e políticas de renovação;
Programas de redução de emissão de gases;
Emissão total de gás carbono dividida pela população total do campus;
Número de programas de inovadores durante a pandemia da Covid-19;
Nível de impacto dos programas da universidade na mudança climática;
3. Desperdício
Programas de reciclagem para o desperdício na universidade;
Programas para reduzir o uso de papel e plástico no campus;
Tratamento de desperdício orgânico;
Tratamento de desperdício inorgânico;
Manuseio de desperdício tóxico;
Tratamento de esgoto.
4. Água
Implementação de programas de conservação de água;
Implementação de programas reciclagem de água;
Eficiência da água utilizada;
Consumo de água tratada;
Porcentagem do uso adicional de água para lavar as mãos e para higienização sanitária durante a pandemia da Covid-19.
5. Transporte
Número total de carros e motos dividido pela população total do campus;
Serviço de transporte;
Políticas no campus para emissão zero de veículos;
Número total de veículos com zero emissões dividido pela população total do campus;
Tamanho da área de estacionamento para a área total do campus;
Programas para limitar ou diminuir a área de estacionamento nos últimos 3 anos;
Número de iniciativas para diminuir a quantidade de veículos particulares no campus;
Caminhos para pedestres no campus.
6. Educação e pesquisa
Quantidade de cursos de sustentabilidade em relação ao total de cursos;
Quantidade de fundos para pesquisas de sustentabilidade em relação ao total de fundos de pesquisas;
Quantidade de publicações sobre sustentabilidade;
Quantidade de eventos relacionados à sustentabilidade;
Quantidade de organizações estudantis relacionadas à sustentabilidade;
Site sobre o andamento da sustentabilidade na universidade;
Relatório de sustentabilidade;
Quantidade de atividades culturais no campus;
Número de programas para enfrentar a pandemia da Covid-19;
Número de serviços comunitários de sustentabilidade, organizados por alunos ou que envolvam estudantes;
Número de startups relacionadas à sustentabilidade.
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