A Policlínica Municipal, antigo prédio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), recebeu, no dia 17 de dezembro, a primeira leva dos equipamentos para implantação do consultório oftalmológico de tratamento de Retinopatia Diabética, doença responsável pela segunda maior taxa de cegueira no mundo, e que pode ser evitada com o acompanhamento correto.
Essas aquisições aconteceram por meio de um convênio com o Lions Club, que contribuiu com 80% do valor total dos equipamentos e de outros aparelhos que ainda chegarão e para manutenção do consultório por dois anos. A consolidação virá com a entrega do Hospital dos Olhos, importante projeto anunciado durante a cerimônia. A partir dessa parceria, a rede pública de saúde do Município será capaz de realizar atendimentos de casos com média complexidade, destacando-se a Retinopatia Diabética, através da aplicação de laser.
Foi destacado pelo Dr. Alessandro Veiga, um dos responsáveis técnicos do projeto, o caráter móvel desses instrumentos, que evitará o chamado TFD (Tratamento Fora do Domicílio). Isso porque será possível tirar fotos das retinas dos pacientes e mandar em tempo real para os especialistas, possibilitando um melhor diagnóstico e um atendimento mais rápido para moradores dos distritos. Esses aparelhos de retinografia portátil são o que há de mais avançado no mercado atualmente.
Os interessados devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) mais próxima, onde serão encaminhados para uma consulta de oftalmologia geral. O paciente passará por exame de fundo de olho e rastreamento para identificação de alguma alteração relacionada a Retinopatia Diabética ou outras.
Em sua fala, o prefeito Angelo Oswaldo agradeceu a parceria do Lions Club e falou sobre a importância desse novo projeto oftalmológico. "A Região dos Inconfidentes se encontra fortalecida pelo apoio do Lions, que está sempre presente para os trabalhos de desenvolvimento social. Ao longo desses anos na política, conheci diversas pessoas que não esqueço e que tinham problemas de visão ou eram cegas, e hoje fico muito feliz porque pessoas que poderiam chegar nessas situações vão continuar enxergando bem, com olhos para vida e para o futuro".
O assessor da Fundação Internacional do Lions Club, Sr. Luciano Guimarães, destacou como o projeto será importante para toda a região. "Ainda estão disponíveis recursos da Fundação para Ouro Preto, o que possibilitará o atendimento de municípios vizinhos, como Mariana, Ouro Branco e Itabirito, devolvendo o gesto de gratidão, já que o projeto precisava ser assinado pelos Lions de outras cidades".
Já Clebert Vieira, ex-governador do Lions Club, usou seu espaço como forma de agradecimento. "É muito gratificante, a cidade realmente merecia isso, por tudo que ela representa no cenário mundial. Então, quero apenas parabenizar a todos pela dedicação".
A governadora do distrito de LC-4 do Lions Club, Sra. Marise Santana de Rezende, enfatizou a relevância do projeto através de um exemplo familiar. "Todos imaginam como deve ser difícil perder a visão e através do Lions temos a missão reverter esses quadros de cegueira evitável. Meu irmão mesmo não teve esse privilégio, ele morreu há 25 anos, cego, em decorrência do diabetes. E agora podemos mudar essas histórias através de mãos abençoadas, como as que fazem parte desse projeto".
Glauciane Nascimento, secretária Municipal de Saúde, explicou como essa nova iniciativa vai mudar a vida dos munícipes, principalmente aqueles que moram longe da sede. "Essa é uma conquista imensurável, não se trata apenas de incorporação de tecnologia, mas sim uma ampliação do conforto dos pacientes. Quem precisava de cuidados referentes à Retinopatia, precisava ser deslocada até Betim, a pessoa sofria já que pegava van, carro e tinha que acordar às quatro da manhã. E hoje, é uma grande vitória para o Município, porque nosso paciente será tratado aqui".
Para Regina Braga, vice-prefeita, "nas horas de maior sofrimento, quando mais precisamos, o Lion aparece com sua parceria, apoio e amparo. Sempre somando conosco nas questões sociais".
Por fim, o secretário da Casa Civil, Zaqueu Astoni, demonstrou o quão significativo será esse novo projeto e agradeceu a Câmara Municipal. "Quero agradecer a toda família Lions, por esse verdadeiro presente à nossa cidade, hoje damos um salto na qualidade de atendimento para nossa população que possa precisar desses serviços. Meu agradecimento também aos vereadores que abraçaram o projeto, sem isso não conseguiríamos aporte financeiro necessário".
Chegaram ao Município três aparelhos de retinografia portátil, aparelho de laser que começará a ser usado já no mês de janeiro. Ainda será entregue um equipamento que realiza um exame muito específico, que não temos na região, chamado Angiofluoresceinografia, que identifica por meio de contraste, alterações vasculares nas retinas, guiando as aplicações de laser e avalia possíveis resultados imperceptíveis nos exames oftalmológicos.