Com a decisão, bares, restaurantes e lanchonetes não poderão funcionar com consumo local. Restrições começam a partir de segunda-feira (28). São João Nepomuceno
Prefeitura/Divulgação
A Prefeitura de São João Nepomuceno publicou na quarta-feira (23) o decreto de regressão para a Onda Vermelha do programa estadual "Minas Consciente". As restrições começam a partir de segunda-feira (28).
A determinação ocorre por causa da reclassificação da microrregião de São João Nepomuceno na fase mais restritiva do plano, por causa do aumento dos números de contaminação e da falta dos leitos de UTI em hospitais na região.
Entre as medidas adotadas, está a proibição do consumo local em bares, restaurantes, lanchonetes, trailers, sorveterias e similares. Estes estabelecimentos só poderão funcionar no sistema de delivery ou retirada.
O comércio varejista e atacadistas, atualmente inseridos na Onda Amarela, também podem funcionar durante o mês de dezembro.
No dia 9 de dezembro, o G1 mostrou que o Estado autorizou um novo protocolo durante o período para estes estabelecimentos desde que respeitem a metragem de um cliente/consumidor para cada 10 m².
Conforme o novo decreto, estes estabelecimentos deverão aumentar fiscalização sobre o uso de máscaras e aglomerações, com horário de funcionamento 8h as 21h, limitando o atendimento um cliente/consumidor para cada dez metros quadrados, utilização de controle de acesso e fluxo nas filas.
A previsão da Prefeitura e do Comitê Municipal é que estas restrições sejam válidas por pelo menos 14 dias, dependendo da situação epidemiológica local e regional.