Geral Minas Gerais

Covid-19: estado de calamidade pública é prorrogado até março de 2022 em Viçosa

Por Redação

30/12/2021 às 19:15:24 - Atualizado há
Decreto foi publicado no Diário Oficial do Município nesta quinta-feira (30); veja detalhes. Vista panorâmica de Viçosa

Bruno Costa/Arquivo Pessoal

A Prefeitura de Viçosa decidiu manter o estado de calamidade pública por causa da pandemia de Covid-19 até 31 de março de 2022. A nova prorrogação foi feita através de decreto assinado pelo prefeito Raimundo Nonato Cardoso, publicado no Diário Oficial do Município (DOM) nesta quinta-feira (30).

Conforme o documento, a prorrogação considera a medida é necessária porque apesar do avanço na vacinação de grande parcela da população "a disseminação da Covid-19 permanece caracterizada como pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS)".

Além disso, o decreto considera necessário manter as ações de combate ao coronavírus e as medidas emergenciais de enfrentamento da doença, estabelecidas com base nos indicadores epidemiológicos, espacialmente diante da proliferação da variante ômicron.

O município ainda deve ser submetido à deliberação da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) e ter aprovação dos deputados estaduais.

O estado de calamidade pública diz respeito a ações emergenciais necessárias para o combate à Covid-19 que podem comprometer as finanças públicas e as metas fiscais estabelecidas, e já havia sido prorrogado, inicialmente, até 31 de dezembro de 2021.

Situação epidemiológica

Segundo boletim epidemiológico emitido pela Prefeitura na quarta-feira (29), Viçosa tem 9.359 casos confirmados de Covid-19 e 137 vidas pedidas desde o início da pandemia.

O Hospital São João Batista tem 10 leitos de CTI Covid e a ocupação é de 20%. Estão internados um paciente positivo de Viçosa e um paciente de outro município. Os 12 leitos clínicos ofertados estão disponíveis. Não há paciente internado em leito com suporte intensivo no Pronto Atendimento (PA).

No Hospital São Sebastião (HSS), todos os sete leitos de CTI Covid estão disponíveis, assim como os dois leitos clínicos pediátricos. Não há paciente internado em leito com suporte intensivo no PA.

Em Viçosa, já são 68.215 pessoas vacinadas com a 1ª dose. Desse total, 62.836 homens e mulheres já receberam as duas doses do imunológico. Além disso, outras 1.889 pessoas foram vacinadas com dose única. No município, 11.972 pessoas já receberam a dose de reforço e 323 imunossuprimidos receberam a dose adicional.

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes
Fonte: G1
Comunicar erro
Dia a Dia Notícias

© 2024 Copyright © 2023 - Dia a Dia Notícias. Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Dia a Dia Notícias
Acompanhante loira