Mariana Reforma

Prefeitura de Ouro Preto realiza reforma administrativa e empossa novos secretários

Por Redação

05/01/2022 às 16:35:17 - Atualizado há

O prefeito Angelo Oswaldo deu posse na manhã da terça-feira, 04 de janeiro, a secretários, chefe de gabinete e adjunto; das pastas criadas a partir da reforma administrativa elaborada pela gestão "O futuro é feito Agora", e aprovada pela Câmara Municipal de Ouro Preto no dia 09 de dezembro.

"Nós não estamos criando secretarias. É bom esclarecer. Nós estamos adaptando a estrutura da Prefeitura a um programa de Governo o qual demanda mudanças. Por exemplo, estamos extinguindo a Secretaria da Casa Civil para dar lugar à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que foi um compromisso nosso com a população. As Secretarias de Turismo e de Cultura ficam sob comando da Margareth, porque em Ouro Preto essas duas áreas andam juntas. E passamos a ter na Secretaria de Patrimônio uma amplitude em relação à regulação urbana e habitação", explica o prefeito Angelo Oswaldo. "Tenho certeza que em pouco tempo estaremos colhendo bons frutos como resultado dessa reforma", enfatiza a vice-prefeita Regina Braga.

Tomaram posse os secretários: Camila Sardinha (Desenvolvimento Urbano e Habitação), Yuri Assunção (Governo), Leandro Moreira (Saúde), Felipe Guerra (Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia), Renato Zoroastro (Educação), Margareth Monteiro (Turismo e Cultura), Zaqueu Astoni (Chefia de Gabinete) e Valter Sacramento Fagundes (Adjunto de Obras).

Em seu discurso, Zaqueu Astoni, agora responsável pela Chefia de Gabinete, desejou um bom trabalho aos novos colegas e ressaltou que "o prefeito está hoje cumprindo mais um compromisso do seu plano de governo, e eu reafirmo meu compromisso com a administração do Angelo e da Regina, com a cidade de Ouro Preto".

O novo secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, Felipe Guerra, que deixa o cargo de Secretário de Governo, também agradeceu o convite do prefeito Angelo Oswaldo para assumir a pasta. "Estamos cumprindo mais uma etapa do plano de governo com a criação dessa Secretaria tão prometida durante tantos anos e nunca criada. É uma importante ação da Administração para a geração de emprego e diversificação da economia para além da mineração, turismo e educação", explica.

As Secretarias de Cultura e de Turismo ficam sob comando de Margareth Monteiro, que foi secretária de Cultura e Patrimônio no início do governo e ocupava, no momento, a Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio. "Cultura e Turismo são duas pastas que não podem caminhar sozinhas, e eu agradeço ao prefeito por entender isso".

Assume a titularidade da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação a arquiteta Camila Sardinha. "A ideia é que a gente consiga render bons frutos para a cidade de Ouro Preto na questão da preservação do patrimônio cultural, da habitação e do planejamento urbano. Esses três temas não conseguem caminhar separados um do outro, pois estamos tratando de território urbano, que é lugar de conflitos de interesses, de desejos de uma população. Espero que possamos fazer um ótimo trabalho juntos".

Yuri Assunção, que assume a Secretaria de Governo, também agradeceu ao prefeito. "É uma honra para nós, servidores de carreira, podermos ocupar postos de diretoria e afins".

Leandro Moreira assume a pasta da Saúde. "Fico muito agradecido pela confiança e o objetivo principal é dar sequência ao trabalho já iniciado no primeiro ano. A secretária Glauciane fez um papel muito importante para a Saúde de Ouro Preto com o início do planejamento e a organização da Saúde, e a minha proposta para os próximos três anos é implantar as estratégias de Saúde para a região em cima desse planejamento".

A Educação terá o comando a partir de agora de Renato Zoroastro, que se licencia do seu cargo de vereador na Câmara Municipal. "Como sou professor, fica difícil recusar uma chance dessa para contribuir com a Educação. Se você tem a oportunidade de contribuir, por que não fazer? Os desafios são gigantes. Neste primeiro momento, vamos fazer algumas reuniões de alinhamento, separadas em cada setor, para sabermos o que já foi planejado e também o que não deu certo para que possamos modificar, e assim colocar a educação de Ouro Preto no patamar que ela merece".

Valter Sacramento Fagundes, que já prestava serviços à Secretaria de Obras, assume como adjunto na pasta. "Deixo o cumprimento especial ao secretário Antônio Simões pelos anos que estamos trabalhando juntos, e quero dizer que estaremos empenhados nessa nova tarefa com muita dedicação e doação".

Participaram do ato de posse, no auditório do gabinete, secretários municipais; vereadores; além de servidores, representantes da imprensa e convidados.

Comunicar erro
Dia a Dia Notícias

© 2022 Copyright © 2022 - Dia a Dia Notícias. Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Dia a Dia Notícias