Shows seguem liberados na maior parte do Brasil, mas muitos artistas estão cancelando ou adiando apresentações após testes positivos e alta de casos da doença no país. Marisa Monte, Samuel Rosa, Alcione e outros artistas cancelam shows após testarem positivo para Covid-19
Reprodução/Instagram
Marisa Monte, Samuel Rosa, do Skank, e Alcione estão entre os artistas que testaram positivo para Covid-19 e cancelaram ou adiaram suas apresentações pelo Brasil.
O trio aumenta a lista de cancelamentos recentes neste início de ano com a nova onda da pandemia, após a descoberta da variante ômicron.
São dois retratos do mercado de shows: a euforia com a venda de ingressos no fim de 2021 virou incerteza. Alguns artistas, e até festivais, já cancelaram datas por receio, por regras locais mais rígidas ou porque eles e suas equipes pegaram Covid. Veja a lista abaixo.
Não se trata de um apagão de eventos como no início da pandemia em 2020. Há vários cantores com a agenda cheia, e a maioria dos estados e municípios ainda permite os eventos. Mas alguns shows já foram adiados por precaução, como Marina Sena, Anitta e Djonga.
A maioria dos cancelamentos não ocorreu por prevenção, mas porque os próprios artistas ou membros de suas equipes já estavam contaminados: Gusttavo Lima, Simone e Simaria, Xamã, Duda Beat, Israel & Rodolffo e vários outros tiveram que ficar em casa.
Ao contrário do carnaval, que já foi cancelado em grande parte do Brasil, os shows seguem liberados na maior parte do país. Mas no Ceará uma nova regra que restringe eventos em locais fechados a 250 pessoas e abertos a 500 pessoas já provocou cancelamentos.
Veja shows adiados por precaução diante da piora na pandemia em 2022:
Marina Sena em São Paulo em 8 e 9 de janeiro
Djonga e Bin no Rio em 8 de Janeiro
Ensaio da Anitta no Rio em 9 de janeiro
Eduardo Costa em Paranavaí (PR) em 15 de janeiro
No Ceará, vários shows foram adiados devido às novas regras mais rígidas: João Gomes, Nando Reis, Zé Felipe, Fagner, Silva e outros
Silva cancelou turnê que faria em janeiro e fevereiro em Vitória, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Belo Horizonte
Salvador Folia: evento aconteceria entre dias 24 e 27 de fevereiro, na Bahia (veja mais shows e eventos cancelados na Bahia por causa do aumento de casos da Covid-19)
Maestro João Carlos Martins e Maria Bethânia nos dias 15 e 16 de janeiro, no Rio de Janeiro. Apresentações foram adiadas para 12 e 13 de março
Veja shows adiados após músicos ou equipe pegaram Covid em 2022:
Lulu Santos adiou shows da turnê de janeiro e fevereiro em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador
Alcione em 13 e 15 de janeiro, no Rio de Janeiro (RJ) e Tibau (RN), respectivamente
Marisa Monte em janeiro em São Paulo e Rio de Janeiro
Skank nos dias 14, 15 e 16 de janeiro em Santa Catarina. Shows foram adiados para maio
Lulu Santos e Duda Beat no Rio (outras datas do festival Universo Spanta também foram adiadas)
Jota Quest em Praia Grande em 7 de janeiro
Simone e Simaria em Florianópolis em 7 de janeiro
Gusttavo Lima - diversas datas
Xamã em Itacaré (BA) em 8 de janeiro
Munhoz e Mariano em São Paulo em 1º de janeiro
Israel e Rodolffo - diversas datas
Diogo Nogueira no Rio e SP nos dia 8 e 9 de janeiro