Geral Educação

Com USP como meta, alunos da região de Ribeirão Preto tentam driblar a ansiedade para a 2ª fase da Fuvest

Por Redação

15/01/2022 às 17:30:07 - Atualizado há
Provas ocorrem neste domingo (16) e na segunda-feira (17). Mais de 2,4 mil estudantes prestam exames em Ribeirão Preto e Franca. Alunos da região de Ribeirão Preto tentam driblar a ansiedade para a 2ª fase da Fuvest

Arquivo pessoal

A poucas horas da abertura dos portões para a segunda fase da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), maior vestibular do país, alunos que sonham cursar a Universidade de São Paulo (USP) tentam driblar a ansiedade e esfriar a cabeça.

Na região, 2.474 estudantes farão as provas neste domingo (16) e na segunda-feira (17) nas cidades de Ribeirão Preto e Franca.

Diminuir o ritmo dos estudos, neste momento, é essencial. Para Guilherme Telles Anfe, de 18 anos, a hora é de relaxar.

"Nessa reta final, continuei estudando, mas de forma mais leve, apenas para manter o cérebro ativo. Acho que o aluno, nessa altura, já aprendeu tudo o que poderia e é mais vantajoso forçar-se em ficar descansado e bem física e psicologicamente. Tenho apenas feito alguns exercícios, revisado o conteúdo dos livros obrigatórios e feito poucas redações".

O estudante está tentando uma vaga para o curso de Direito e confessa que tem se sentido muito ansioso nos últimos dias.

"Parece que tenho borboletas no estômago. Tento aliviar a tensão fazendo coisas que eu gosto, como ver séries e andar de bicicleta".

Guilherme Telles Anfe, de 18 anos, sonha em estudar Direito no Largo de São Francisco, no campus da USP em São Paulo.

Arquivo Pessoal

Giovani Oliveira, de 18 anos, também optou por pegar leve nos estudos na última semana. Ano passado, enquanto se preparava para o vestibular, ele conta que chegou a estudar dez horas diárias. Nos últimos dias, foram apenas duas.

"Estudei duas horas no máximo, foi mais fazendo revisão. Fui pegando mais leve, o mais importante é ficar relaxado".

Para diminuir o nervosismo, Giovani recorreu às suas séries preferidas. Ele tenta uma vaga no curso de Geofísica, em São Paulo.

Além da USP, Giovani também passou para a segunda fase nos vestibulares da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp), o que ajuda, segundo ele, a aliviar a tensão.

"Estou me sentindo preparado, então estou tranquilo. Fui bem nos outros [vestibulares], então não estou mais tão desesperado. Se fosse só esse, estaria nervoso. Mas USP é meu sonho. USP é USP, então todo mundo acaba querendo ir pra lá", diz.

Ana Luiza Peraro Mattos, de 18 anos, tenta uma vaga em Medicina Veterinária. Nos últimos dias, a estudante procurou focar em matérias específicas do curso escolhido, além de redação e português.

"Passei a fazer três redações por semana, já que possui grande peso na prova. Apenas nos dias 24 e 31 [de dezembro] voltei para a minha cidade [em Ituverava] para as festas de fim de ano, mas logo após dei seguimento ao estudo para não perder o foco. Nessa última semana, permaneço com o ritmo das redações, aulas e exercícios e um dia antes da Fuvest irei descansar e me preparar psicologicamente".

Ana Luiza Peraro Mattos, de 18 anos, concorre a uma vaga para o curso de Medicina Veterinária na USP

Arquivo Pessoal

USP como meta

Prestar a segunda fase da Fuvest, para muitos estudantes, é estar a um passo de realizar o sonho de estudar na USP. O frio na barriga existe, mas a preparação ao longo dos meses também é levada em consideração.

"Direito do Largo de São Francisco sempre foi o meu sonho, por isso, acabei prestando só a Fuvest e o Enem. Não vejo a hora de ver o resultado desse ano de muito estudo", diz Guilherme.

Ana Luiza conta que fica tranquila ao pensar na dedicação somada aos ensinamentos dos professores ao longo dos últimos anos, com quem pode contar, principalmente, na preparação psicológica.

"A USP sempre foi meu principal foco. Espero conquistar esse sonho que está comigo desde meus primeiros anos do ensino médio", diz Ana Luiza.

Para aliviar o nervosismo pré-vestibular, a estudante tem se apegado aos livros, especialmente antes de dormir. "'Niketche' e 'Vidas Secas' tem sido alguns utilizados para me tranquilizar e desviar minha cabeça de pensamentos negativos".

O estudante Yen Chen Liu, de 17 anos, também tem a USP como meta. Ele quer cursar Engenharia em São Carlos e confessa estar ansioso pelo exame.

"Minha preparação tem sido baseada, principalmente, na resolução de provas de edições anteriores. Embora eu tenha feito uma pausa durante as festas de fim de ano, voltei já na semana seguinte, focando os estudos para a segunda fase da Unicamp. Agora, na última semana, após as provas da Unicamp, pretendo realizar mais provas antigas da Fuvest e treinar temas de redações".

Yen Chen Liu, de 17 anos, sonha cursar Engenharia em São Carlos

Arquivo Pessoal

Para relaxar, Yen recorre a filmes que possam contribuir para a construção da redação. "Assisto documentários e filmes que contém críticas sociais ou que estão associados a alguma temática de redação possível, recomendados por professores", explica.

Ano passado, quando cursava o segundo ano do Ensino Médio, o estudante passou em Engenharia de alimentos na USP. Este ano, ainda espera os resultados da Unicamp e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para utilizar no SISU (Sistema de Seleção Unificada).

A lista de aprovados da Fuvest deve ser divulgada no dia 11 de fevereiro.

Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca

VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região
Fonte: G1
Comunicar erro
Dia a Dia Notícias

© 2024 Copyright © 2023 - Dia a Dia Notícias. Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Dia a Dia Notícias