Requisitos para concorrer às vagas também foram divulgados. Confira as regras e se atente às datas para não perder as janelas de inscrições. MEC divulga edital do Prouni
Reprodução/MEC
O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta quarta-feira (19), no "Diário Oficial da União", os editais e regras do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As informações são válidas para o processo seletivo do primeiro semestre de 2022.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Os programas são as principais portas de entrada ao ensino superior para jovens e adultos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Eles podem pleitear uma vaga em universidade pública ou em instituição privada, ou aderir ao programa de financiamento universitário do governo.
O resultado do Enem 2021 será divulgado em 11 de fevereiro e poderá ser utilizado para os processos seletivos.
Leia também
Revalida 2022: inscrições podem ser feitas até 21 de janeiro
Novo ensino médio: saiba quais mudanças passam a valer em 2022
Especialistas explicam: devo ou não mandar meu filho para a escola antes de vaciná-lo contra a Covid?
Para participar do Sisu, Fies ou Prouni, o interessado precisa cumprir uma série de requisitos listados nos editais. Confira abaixo o que é necessário e o cronograma de cada programa.
Prouni
O Prouni oferece duas categorias de bolsas de estudos em universidades particulares para estudantes que prestaram o Enem. Há bolsas integrais, que cobrem o valor total das mensalidades, e parciais, que cobrem 50% do valor.
As inscrições para o primeiro semestre começam em 22 de fevereiro e se encerram às 23h59 do dia 25. Poderá concorrer à bolsa do Prouni quem:
Fez ensino médio em escola pública ou foi bolsista integral em escola particular, ou tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral;
É estudante com deficiência, de escolas públicas e privadas;
Não tem diploma de graduação;
Fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021;
Tirou 450 pontos na média das notas do exame;
Não zerou na redação;
Tem renda familiar mensal bruta por pessoa de até 1,5 salário mínimo, para bolsa integral;
Tem renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 salários mínimos para bolsas parciais (50%);
Ser professor da rede pública trabalhando na educação básica – independente da renda.
Cronograma:
Inscrição: 22 a 25 de fevereiro pelo http://prouniportal.mec.gov.br/
1ª chamada: 2 de março
Comprovação das informações: 3 a 14 de março
2ª chamada: 21 de março
Comprovação das informações: 21 a 29 de março
Inscrição na lista de espera: e 4 a 5 de abril no site http://prouniportal.mec.gov.br/
Divulgação da lista de espera para as instituições de ensino: 7 de abril
Comprovação das informações: 8 a 13 de abril
Sisu
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) usa a nota do Enem para selecionar estudantes para vagas em universidades públicas.
Os candidatos devem usar as notas da edição de 2021 do exame. Para isso, o candidato não poderá ter zerado na redação nem ter participado da edição como "treineiro".
Os interessados poderão se inscrever a partir de 15 de fevereiro. Confira abaixo o calendário previsto:
Inscrição: 15 a 18 de fevereiro através do https://sisu.mec.gov.br/
Resultado da chamada regular: 22 de fevereiro
Matrícula: 23 a 28 de fevereiro
Inscrição na lista de espera: 22 a 28 de fevereiro
A divulgação da lista de espera por turno, curso e modalidade de concorrência deverá ser feita pelas instituições de ensino. O edital prevê que é responsabilidade do candidato acompanhar as páginas eletrônicas das instituições para não perder os prazos.
Fies
O programa do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) oferece crédito para estudantes pagarem as mensalidades em instituições privadas com juros zero ou variados, conforme a renda do candidato. As inscrições abrem em 8 de março e se encerram às 23h59 de 11 de março.
Para concorrer ao financiamento, o interessado pode utilizar notas do Enem de qualquer edição desde 2010, contanto que tenha obtido média mínima de 450 pontos no caderno de questões e nota superior a zero na redação, e não tenha feito o exame como "treineiro". O candidato também deve ter renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.
Cronograma:
Inscrições: 8 a 11 de março através de http://portalfies.mec.gov.br/
Resultados (pré-selecionados): 15 de março
Complementar inscrição: 16 a 18 de março no http://portalfies.mec.gov.br/
Convocação da lista de espera: 16 de março a 28 de abril (quem não foi pré-selecionado na chamada única é automaticamente incluído na lista de espera).
o
00:00 / 04:55