Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Arte e Famosos

Entenda a diferença entre travesti e mulher trans; tema ganha destaque com Linn da Quebrada no BBB 22


Especialistas explicam significados das diferentes identidades de gênero. A cantora e atriz Linn da Quebrada, participante do BBB 22, foi tratada por pronomes masculinos por outros participantes e gerou debate. Entenda as definições das identidades de gênero como "cis", "trans" e "não-binário"

A participação da cantora e atriz Linn da Quebrada no Big Brother Brasil 22 deu destaque ao debate sobre identidade de gênero, principalmente depois que outros participantes do reality show usaram pronomes masculinos para se referir a ela.

Linn da Quebrada explica tatuagem 'Ela' e diz: 'Quero ser tratada nos pronomes femininos'

O g1 conversou, no quadro Segue o Fio, com especialistas para fazer a distinção entre as diferentes identidades de gênero. Uma mulher trans não tem a mesma identificação que uma travesti, por exemplo. (Para seguir o g1 no YouTube é simples, basta clicar neste link.)

A historiadora e comunicadora Giovanna Heliodoro afirmou que é um equívoco assimilar o termo mulher trans com pessoas que fizeram o processo cirúrgico de adaptação de gênero.

“Por muito tempo, as pessoas acreditaram que a mulher trans era a "mulher operada". Enquanto travesti era a "pessoa que não operou" e se parecia mais com homem. Esse pensamento é extremamente errôneo e abominável hoje em dia. A gente entende que nada tem a ver com cirurgia ou com o que é mais feminino”, afirmou.

Linn da Quebrada no BBB

Reprodução/Globoplay

“Uma é uma identidade historicamente latino-americana, que foi reprimida. A palavra trans é aquela que se encontra dentro do espectro binário, ou seja, a mulher trans se reconhece dentro da mulheridade, o que é se assumir mulher na sociedade. Enquanto a travesti se assume, como muito bem disse Linn da Quebrada, para além disso: "não sou homem, não sou mulher. Sou travesti"”, completou a historiadora.

Qual a diferença entre Cis e Trans?

A influencer digital Alina Durso, em entrevista ao g1, afirmou que a pessoa que se identifica com as características biológicas que nasceu é uma pessoa cis gênero. Por outro lado, as que não se identificam são trans gêneros.

“A gente pode definir uma pessoa como cis gênero aquela que se identifica com o gênero que foi determinado em seu nascimento. Quando alguém nasce com um pênis, ela automaticamente é criada como um homem e para desempenhar papéis de homem na sociedade. Caso essa pessoa cresça e se identifique com o papel que foi designado no nascimento de acordo com a sua genital, essa pessoa é um homem cis gênero. Uma pessoa cis é uma pessoa que se identifica com o gênero que lhe foi designado no nascimento”, disse Alina Durso.

“A pessoa trans é aquela que passa disso. Eu, no meu caso, fui criado para ser um menino. Só que eu não me identifico. Me identifico enquanto uma travesti, então não sou uma pessoa cis”, completou a digital influencer.

'Esse erro só tem um lado'

Em sua apresentação no BBB, a artista Linn da Quebrada afirmou: "Não sou homem, nem sou mulher, sou travesti". Dias depois, o erro dos companheiros de confinamento – ao tratá-la com pronomes masculinos - gerou discussão nas redes sociais. O professor da UFRJ e psicólogo Pedro Bicalho disse que o equívoco é uma construção subjetiva das pessoas.

“É complicado a gente pensar que isso é um erro. É a construção subjetiva das pessoas de não reconhecerem a identidade do outro como sendo legítima, em especial quando estamos falando da identidade trans. Ninguém erra a identidade de uma pessoa cis gênero, esse erro só tem um lado, o lado das pessoas com identidade trans”.

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!