Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

valor

Lucro líquido do Carrefour avança 8,8% no 4º trimestre



O grupo informou lucro líquido dos controladores de pouco mais de R$ 1 bilhão, no período O grupo Carrefour, em termos consolidados (atacarejo e varejo), apurou vendas brutas de R$ 22,7 bilhões de outubro a dezembro, alta de 3,7% sobre o ano anterior, informou em balanço na noite desta terça-feira (15). A margem bruta subiu 0,8 ponto, para 20,6%. O lucro líquido dos controladores (não ajustado) foi de pouco mais de R$ 1 bilhão, avanço de 8,8%.

Ao se descontar desse número do lucro outras receitas e despesas operacionais e o correspondente de efeito financeiro e no imposto de renda, houve queda de 13,5% no montante líquido, para R$ 766 milhões.

Acumulado de 2021

No acumulado de 2021, as vendas brutas somaram R$ 81,1 bilhões, avanço de 8,6%, e o lucro líquido dos controladores (não ajustado) alcançou R$ 3,14 bilhões, crescimento de 17,7% — ao se descontar os não recorrentes, há queda no lucro de 13%, para R$ 2,4 bilhões sobre o ano anterior.

Divulgação

No Atacadão, rede do grupo, as vendas brutas atingiram R$ 16,7 bilhões no quarto trimestre, alta de 6,6% versus ano anterior, com queda de 5% em “mesmas lojas” (em operação há mais de um ano).

O recuo em “mesmas lojas” no atacarejo ocorre após um trimestre anterior, de julho a setembro, em que os dados haviam sido positivos, mesmo com a base forte de 2020. A empresa diz que a queda no quarto trimestre tem o impacto da base de comparação mais difícil que a do terceiro trimestre, por isso há a redução de 5%, disse David Murciano, diretor financeiro da empresa. Mas afirma também que há um efeito de ambiente econômico nessas vendas, apesar de ser um fator menos relevante que a base.

“É verdade que, após tanto tempo de inflação, há parte dos clientes penalizados, mas achamos que ainda temos um efeito de comparação forte de 2021 que pesa”, afirma ele.

A margem bruta do Atacadão subiu 1,4 ponto, para 5,5%. A margem Ebitda (ajustada), que mede lucro antes de juros, impostos amortização e depreciação, cresceu 0,4 ponto na rede, para 7,9%.

Maior competição

No último trimestre, houve um aumento forte da competição do atacarejo no país, em praças muito disputadas, segundo fontes. Sobre isso, Murciano diz que a empresa não ficou mais agressiva em preços por conta desse movimento. Ele ainda disse que houve o impacto da compra de produtos por oportunidade nessas margens, que podem ser beneficiadas em momento de inflação alta.

A empresa compra mais barato e revende depois, numa eventual alta de preços na ponta — isso se o preço da mercadoria sobe. O Atacadão veio reforçando estoques, o que consome caixa, mas pode, posteriormente, ter efeito positivo em rentabilidade.

Sobre a queda em “mesmas lojas”, o diretor afirma que esse cenário mudou no começo do ano, e as taxas já estão positivas. O Valor apurou, na semana passada, que o índice de crescimento de mesmas lojas de Atacadão e Assaí em janeiro, apesar de positivo, ficou abaixo da taxa do começo do ano passado.

“Estamos satisfeitos com a taxa de começo de ano. É um ‘like for like’ [pontos com mais de um ano] melhor que o do quarto trimestre, e estamos ganhando ‘share’. Temos um ‘mid-single digit’ [um dígito médio] em janeiro e fevereiro.” Isso significa taxa na faixa de 5%.

Supermercados & hipermercados

No braço de varejo (supermercados e hipermercados), as vendas brutas caíram 3,4% no quarto trimestre, para cerca de R$ 6 bilhões, e as lojas com mais de um ano (“mesmas lojas”) recuaram 1,4%.

Pelos números, a operação de varejo veio mais fraca que o atacarejo, em parte afetada pela venda de duráveis, como eletrônicos, que são comercializados nos hipermercados, e tiveram menor demanda desde a metade do ano passado. As vendas em “mesmas lojas” desses produtos eletrônicos caíram 23% no quarto trimestre, impactadas por uma base de comparação difícil e também pela deterioração do poder de compra da população.

“[Esse segmento] foi uma decepção em 2021, no e-commerce, e estamos trabalhando para melhorar isso. Mas não vamos mudar a estratégia, vamos continuar com a venda [de eletrônicos e a venda dos hipermercados]”, disse o diretor.

A margem bruta do varejo encolheu 1,7 ponto no quarto trimestre, para 23,2%, e a margem Ebitda caiu mais, 2,9 pontos, para 5,2%.

Murciano citou questões relativas à saída do concorrente Extra do mercado, que fechou suas últimas lojas nas últimas semanas, no país, após venda de 71 pontos para o Assaí e de 17 para um fundo imobiliário. Ele afirma que a empresa vem verificando aumento em tráfego em praças onde o Extra não opera mais, e que o esforço está em aumentar a receita nesses locais considerando que há também a competição com atacarejos.

“Já vemos clientes do Extra vindo, mas não apostamos num cenário de subida de margem, como efeito de um aumento de preços, por causa disso. Não pensamos em elevar preços. Pode ser um crescimento [de margem] por volume vendido.”

Ele ainda afirmou que a empresa vem trabalhando dentro de uma nova proposta promocional, que considera esse ambiente sem o Extra. “Na pandemia, o braço de varejo tinha um nível de promoção e, agora, estamos voltando ao nível que tínhamos antes. Muita coisa mudou, e estamos ajustando esse nível entre o que tivemos na pandemia e o que tínhamos antes.”

Em outras palavras, o Carrefour, assim como todo o varejo alimentar, foi menos promocional no auge da crise sanitária, porque não precisava atrair tráfego de clientes, mas essa fase acabou já no ano passado. A empresa pode voltar a ser mais agressiva comercialmente, só que num patamar que pode não ser também àquele antes da crise. Isso porque a concorrência diminui com o Extra.

“Nós temos que considerar que somos o único com proposta completa [em certas praças] e somos os únicos na relação com o fornecedor também para [vender] a gama completa dele. E todo esse cenário impacta a nossa proposta [comercial]”, afirmou o diretor, reforçando que a companhia não deve fazer reajustes de preços nesse cenário, para ganhar rentabilidade. “Nós somos um grupo que quer vender e ganhar no volume”.

Balint Porneczi/Bloomberg

VALOR

Valor

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!