A Prefeitura de Ouro Preto iniciou no dia 17 de fevereiro a aplicação da terceira dose em imunocomprometidos de 12 a 17 anos. A dose faz parte do esquema primário de vacinação, que inclui duas doses e a dose adicional (D3). Como esclarece a recomendação da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, estes usuários deverão receber obrigatoriamente o imunizante Pfizer.
Para que os adolescentes possam receber a dose adicional, é preciso que eles tenham tomado a segunda dose há 4 meses. Aos imunocomprometidos com mais de 18 anos, é necessário que eles tenham tomado a dose adicional há pelo menos 4 meses para que eles recebam a 4° dose.
No momento da vacinação, é preciso apresentar laudo médico comprobatório, documento de identificação com foto e cartão de vacina.
Os adolescentes devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais e apresentação de termo de consentimento assinado. Essa exigência não se aplica aos adolescentes emancipados desde que apresentem documento comprobatório.
De acordo com o Ministério da Saúde, são considerados imunossuprimidos as seguintes categorias:
I - Imunodeficiência primária grave.
II - Quimioterapia para câncer.
III - Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras.
IV - Pessoas vivendo com HIV/AIDS.
V - Uso de corticóides em doses ?20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ?14 dias.
VI - Uso de drogas modificadoras da resposta imune (vide tabela 1).
VII - Auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias.
VIII - Pacientes em hemodialise.
IX - Pacientes com doenc?as imunomediadas inflamatorias cro?nicas .
O cronograma de vacinação é atualizado e publicado nos meios de comunicação da Prefeitura após o repasse de doses da Secretaria Estadual de Saúde para o Município.
A nota técnica de recomendação para administração do esquema primário e dose de reforço de vacinas contra a COVID-19 em pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos de idade está disponível no site da Prefeitura de Ouro Preto.