Diversos pontos de alagamento foram registrados na tarde deste sábado (19) durante uma forte chuva que atingiu a cidade e uma pedestre foi arrastada pela correnteza. Veja como estão os trabalhos neste domingo. Corte de árvore que deslizou na Rua Diva Garcia por causa da chuva de sábado (19) em Juiz de Fora
Prefeitura de Juiz de Fora/Divulgação
A Defesa Civil de Juiz de Fora registrou até a manhã deste domingo (20), um total de 21 ocorrências por causa da forte chuva que caiu na cidade no dia anterior. Destas, 16 foram de deslizamentos de solo/terra, sendo que a região mais afetada foi a Zona Leste.
Equipes estão nas ruas desde o sábado e seguem fazendo trabalhos nos pontos afetados. Segundo a Prefeitura, ninguém está desabrigado e pede que quem precisar de ajuda em caso de emergência ligue para o telefone 199.
Leia também:
FOTOS E VÍDEOS - pedestre é arrastada durante enxurrada em Juiz de Fora; veja outros pontos de alagamentos durante forte chuva
Previsão do Tempo: fim de semana tem alerta do Inmet para grande perigo de chuvas intensas na Zona da Mata e Vertentes
Obras
Durante a noite de sábado (19), Guarda Municipal foi solicitada para prestar apoio aos moradores da região da Rua Diva Garcia, no Bairro Linhares, porque houve intensa movimentação de terra em terreno com algumas árvores arriscando a cair. A intenção foi fechar o trânsito e orientar os motoristas que poderiam passar na madrugada pelo local.
Além disso, a população foi orientada a deixar a área e buscar abrigos em locais seguros. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil também estiveram na região.
A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) também foi para as ruas nesta manhã e, na Rua Diva Garcia, houve o corte de uma árvore que deslizou junto com um barranco na noite de sábado.
Reparos são feitos na Rua Celso Nunes Leal em Juiz de Fora após chuva de sábado (19); vala aberta será aterrada
Prefeitura de Juiz de Fora/Divulgação
Na Rua Celso Nunes Leal reparos têm sido feitos para minimizar estragos também. A rua teve o asfalto arrancado e uma vala aberta. Conforme o secretário de Obras, Lincoln Santos Lima, uma retroescavadeira é usada para limpeza no local e na segunda-feira o problema causado pela chuva de sábado será resolvido com a vala sendo aterrada.
Abastecimento comprometido
O diretor-presidente da Cesama, Júlio César Teixera, foi até a Rua Sampaio para falar sobre o trabalho de recuperação de um grande vazamento de água em consequência das chuvas. Segundo ele, será necessário fazer corte no abastacimento da Rua Sampaio até o Bom Pastor, que atingirá a Avenida Rio Branco.
Diretor-presidente da Cesama fala sobre obras após chuva de sábado (19) em Juiz de Fora
"Trabalharemos o dia todo e a previsão que temos é que o funcionamento volte ao normal até as 18h", acrescentou.
Chuva de sábado
Diversos pontos de alagamento foram registrados na tarde de sábado (19) durante uma forte chuva que atingiu Juiz de Fora. Um vídeo enviado para a produção da TV Integração, e que circulava em aplicativos de conversa, mostrou uma pedestre sendo arrastada pela correnteza em uma rua do Bairro Bom Jardim.
Vídeo mostra pedestre sendo arrastada por enxurrada no Bairro Bom Jardim em Juiz de Fora
Em outra filmagem, um local conhecido como "curva do canivete", no Bairro Linhares, ficou alagado após o transbordo do córrego.
Córrego transborda no Bairro Linhares em Juiz de Fora
Outra rua do bairro também ficou inundada com o grande volume de água, causando transtorno para os motoristas e moradores.
Bairro Linhares em Juiz de Fora neste sábado
Reprodução/Redes Sociais
Segundo a Defesa Civil, no sábado foram registrados 1 ameaça de escorregamento de talude nos bairros Bom Jardim e Marumbi. Já no Bairro Linhares, houve um escorregamento.
Conforme o Corpo de Bombeiros, uma ocorrência relacionada à chuva em Juiz de Fora foi registrada. Os militares foram acionados a comparecer na Rua José Sfeir, Bairro Grajaú, para apoiar a Defesa Civil na colocação de lonas em um muro com risco de deslizamento após infiltração causada pelas chuvas. Não houve feridos.
Trânsito
Trânsito é interditado no Mergulhão em Juiz de Fora por causa da chuva
Prefeitura de Juiz de Fora/Divulgação
O trânsito no Mergulhão, região central da cidade, foi momentaneamente interditado pela Prefeitura no sábado por causa de alagamento. Uma queda de energia fez com que as bombas de sucção da água parassem de funcionar, mas voltaram pouco depois e o trânsito foi liberado no início da noite.
A entrada da Rua Sampaio, via Avenida Barão do Rio Branco, na altura do Bairro Grambery, também chegou a ser fechada para conserto de um rompimento na rede de abastecimento de água.
Parte de asfalto cede na Rua Sampaio em Juiz de Fora por causa da chuva
Reprodução/Redes Sociais
Prefeita fez alerta
Prefeitura pede que população fique em casa após forte chuva deste sábado em Juiz de Fora
Ainda na tarde de sábado, a prefeita Margarida Salomão (PT) gravou um vídeo pedindo para que a população ficasse em casa.
"Mais uma tarde com chuva intensa em Juiz de Fora. Chuva de longa duração e intensidade causando transtornos por toda a parte. Quero pedir a vocês que fiquem em casa, se protejam e que acompanhem a situação nas residências, se não tem trinca se não tem nenhum risco próximo detectável. Se houver, imediatamente acionem a Defesa Civil. Nós estamos todos aqui na Prefeitura acompanhando esse desastre, essa situação climática que vem devastando as cidades na nossa região".
Conforme a prefeita, algumas ruas foram interditadas devido à abertura de crateras e alagamentos.
Chuvas intensas em 2022
Em apenas 15 dias de fevereiro, Juiz de Fora já tinha registrado 330 milímetros de chuva, segundo a Defesa Civil. O valor superou a estimativa de 165 milímetros esperados para todo o mês, de acordo com a média histórica medida pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Desde o início do ano, a cidade somou um acumulado de quase 700 milímetros de chuva. O período chuvoso já causou vários estragos na cidade: imóveis precisaram ser interditados, ruas ficaram alagadas e córregos transbordaram.
Conforme a Defesa Civil, o volume elevado de chuva em um curto período de tempo, como aconteceu nos 15 primeiros dias de fevereiro, contribui para a manutenção da saturação do solo, aumentando a instabilidade de encostas e a possibilidade de queda de blocos.
Do dia 1º de janeiro ao dia 15 de fevereiro deste ano, foram atendidas 786 ocorrências. A maior parte dessas notificações são relacionadas a deslizamentos de solo e a região mais afetada foi a leste, com 277 ocorrências.
LEIA TAMBÉM:
Demolição de casas em risco é concluída no Bairro Vitorino Braga em Juiz de Fora
Chuva em Juiz de Fora: temporal causa transtornos e alagamentos em vários bairros
Ajuda: Câmara arrecada doações para moradores do Bairro Industrial em Juiz de Fora
Chuvas de janeiro: Defesa Civil registra 17 ocorrências por conta da chuva em Juiz de Fora
Chuvas em janeiro: Corpo de Bombeiros registra cerca de 20 ocorrências em menos de 12h
Chuvas em janeiro: Temporal volta a causar estragos em várias regiões de Juiz de Fora
Chuvas em Juiz de Fora: nível do Rio Paraibuna sobe e fica próximo do limite; Defesa Civil monitora situação
'O panorama é a cidade embaixo d'água' diz Margarida Salomão ao decretar estado de emergência em Juiz de Fora
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes