Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Educação

Covid-19: Conselho Universitário da UFU aprova retorno das aulas presenciais para os cursos de graduação em todos os campi


A partir do dia 2 de maio, quando inicia o próximo semestre letivo, a instituição volta a receber estudantes de todos os cursos em Uberlândia, Ituiutaba, Patos de Minas e Monte Carmelo. Fachada da Universidade Federal de Uberlândia

UFU/Divulgação

O retorno das aulas presenciais para os cursos de graduação em todos os campi da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi aprovado pelo Conselho Universitário durante reunião nesta sexta-feira (4). A decisão vale para o próximo semestre letivo, que começa no dia 2 de maio. A volta das atividades presenciais ocorre após quase dois anos de suspensão (entenda mais abaixo).

Em alguns cursos, as atividades acadêmicas presenciais já haviam sido retomadas em novembro de 2021, conforme decisão do Conselho, que liberou as disciplinas práticas durante o atual semestre, que termina no dia 2 de abril.

A reunião do Conselho Universitário ocorreu de maneira remota e teve a participação do reitor da UFU, Valder Steffen Junior, e representantes dos professores, alunos e técnicos administrativos.

A decisão do retorno presencial das atividades foi favorável ao parecer da relatora Núbia dos Santos Saad, docente da Faculdade de Engenharia Mecânica (Femec/UFU), que estabelece ainda outros critérios de biossegurança para o retorno seguro das atividades.

A universidade manteve também a obrigatoriedade do comprovante de vacinação contra a Covid-19 para acesso aos campi e demais espaços físicos da instituição. A medida vale para alunos, servidores e prestadores de serviço na universidade. Quem não tomou nenhuma dose está proibido de entrar na universidade.

Ainda de acordo com o relatório, das 55 universidades federais, apenas a UFU e a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), no Paraná, ainda não haviam definido a data do retorno das atividades presenciais.

Leia também: UFU aprova retorno das aulas presenciais da pós-graduação

A reunião do Conselho Universitário que aprovou o retorno presencial das aulas na UFU foi transmitida ao vivo

Reprodução/Youtube

Aulas na pandemia

A UFU suspendeu as aulas e eventos presenciais em todos os campi devido à pandemia de Covid-19 no dia 18 de março de 2020. A medida anunciada 2 dias antes era válida por tempo indeterminado. Pouco mais de um mês depois, a instituição decidiu manter a suspensão nos campi de Uberlândia, Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas.

No fim de junho de 2020, o Ministério Público Federal (MPF) recomendou o retorno das aulas da graduação no formato remoto. No mesmo dia, a universidade anunciou a retomada das atividades de pós-graduação de forma remota.

Em setembro do ano passado, a UFU abriu edital para solicitação de auxílio emergencial de inclusão digital para os estudantes que precisavam de acesso à internet para participação em atividades remotas. No fim do ano passado, a instituição definiu o calendário acadêmico de 2021 dos cursos de pós-graduação.

Ainda em 2020, em dezembor, o MPF moveu ação civil pública para que a UFU retomasse as aulas presenciais e disponibilização de aulas práticas para estágios obrigatórios. No entanto, poucos dias depois o pedido foi indeferido pela Justiça.

Antes do encerramento do ano, a instituição definiu o início do calendário acadêmico do 1º semestre de 2020 para o dia 1º de março de 2021. Alguns dias após o início do semestre, a Reitoria ampliou restrições às poucas atividades, que à época, estavam sendo realizadas de forma presencial, devido ao agravamento da pandemia em Uberlândia.

Em 12 de julho de 2021, o 2º semestre letivo de 2020 foi iniciado e as bibliotecas voltaram a realizar o empréstimo de livros. Em agosto, a instituição divulgou a retomada de atividades práticas presenciais para o curso de Medicina.

No dia 27 de setembro de 2021, o Conselho Universitário da UFU aprovou a retomada de todas as atividades presenciais para o dia 29 de novembro. A data marca o início do 1º semestre do calendário acadêmico de 2021. A decisão foi regulamenta pelo Conselho de Graduação em 6 de outubro.

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!