Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Minas Gerais

Guerra na Ucrânia: 'Meu filho nos braços de novo' diz mãe de Guilherme Smith, de Juiz de Fora, após filho conseguir voltar para o Brasil


Família mora no Bairro Nossa Senhora de Lourdes e retornou para a cidade natal na manhã deste sábado (5). Guilherme, Luiz Cláudio e Sueli conversaram com o g1 com exclusividade. Reencontro de Guilherme Smith com a mãe após chegar da Ucrânia

Reprodução/Redes Sociais

"Graças a Deus agora eu estou respirando melhor. Já abracei, já beijei e agora tenho meu filho nos braços de novo". Essas foram as palavras ditas por Sueli de Carvalho, mãe do jogador Guilherme Smith, de Juiz de Fora, ao g1 neste sábado (5). A família, moradora do Bairro Nossa Senhora de Lourdes, retornou para a cidade natal nesta tarde, após o atleta desembarcar no Rio de Janeiro na noite de sexta-feira (4).

O jogador do Zorya, na Ucrânia, viveu momentos de angústia e terror ao lado dos companheiros de time Juninho, de Cataguases, também na Zona da Mata Mineira, e Cristian Fagundes, do Rio Grande do Sul. Com eles, estavam também a esposa de Juninho, Vitória Magalhães, e o filho Benjamin, de 4 anos.

"Foram muitos dias sem dormir, com medo e eu procurava não dar muita informação do que tava acontecendo para não deixar ela [mãe] mais preocupada porque se ela pudesse, não sei como, ela iria me tirar de lá. Foi tudo muito ruim, mas a união com os meninos foi extremamente importante porque um ajudava o outro e em momento nenhum a gente pensou em desistir. Tivemos nossa força em Deus e a nossa união nos fortaleceu", contou Guilherme, que tem apenas 18 anos.

Agora, a família respira aliviada. Segundo o pai de Guilherme, Luiz Cláudio, é tempo de comemoração, agradecimentos e claro, churrasco.

"Curtir e agradecer esse retorno. Café da manhã, almoço, janta e churrasco com todo mundo. Foram dias de pânico, os piores da minha vida e da Sueli, de amigos próximos e até dos que não nos conheciam, mas ficaram em oração pelo nosso filho. Meu coração tá em paz por ele, muito feliz, mas é triste ver o povo na Ucrânia. Vamos orar por todos eles", afirmou Luiz Cláudio.

Sobre o futuro profissional de Guilherme, o pai adiantou que ainda será estudado, com certeza de que ele irá dar continuidade à carreira de jogador de futebol. Guilherme Smith é revelado pelo Botafogo e foi negociado pelo clube carioca em maio de 2021, quando assinou com o Zorya. Ele chegou à equipe para jogar pelo time sub-20, mas foi integrado aos profissionais.

Guilherme Smith reencontra família após sair da Ucrânia

Luiz Cláudio/Arquivo Pessoal

Fugir da Guerra

Jogadores brasileiros que estão na Ucrânia em meio à invasão russa pedem ajuda

Na madrugada do dia 24 de fevereiro a Ucrânia foi invadida por tropas russas, após o presidente russo, Vladimir Putin, anunciar uma ação militar no leste da Ucrânia, onde estão as regiões separatistas que ele reconheceu como independentes.

Guilherme Smith morava na cidade de Zaporizhya, cidade a cerca de 670 km da capital Kiev. Juninho e Vitória chegaram a filmar veículos militares em uma avenida que fica em frente à casa onde moravam.

No dia seguinte, eles deixaram a cidade em um trem rumo à Lviv, maior município do oeste ucraniano. Lá conseguiram um carro para irem até à fronteira com a Polônia, mas por causa do engarrafamento seguiram a pé.

Eles andaram mais de 10 horas até cerca de 4 km da fronteira, mas foram barrados e tiveram que voltar para Lviv, na madrugada de domingo.

'Situação difícil', diz jogador de futebol brasileiro que foi impedido de atravessar a fronteira da Ucrânia com a Polônia

Na segunda-feira (28), eles tentaram refazer o caminho de trem, mas as linhas foram canceladas. Na terça-feira (1º), com a ajuda de um motorista brasileiro, eles conseguiram sair da Ucrânia e atravessar a fronteira com a Polônia. Após viagem de aproximadamente três horas, eles chegaram a Varsóvia, onde ficaram hospedados até quinta-feira (3). Na noite de ontem, desembarcaram no Rio de Janeiro.

Guilherme Smith chegando no Rio de Janeiro

Redes Sociais/Reprodução

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!