Com a queda dos indicadores de avanço da pandemia de Covid-19, muitos estados e cidades brasileiras decidiram deixar de tornar obrigatório o uso de máscaras para evitar o contágio pelo coronavírus. Nas últimas 24 horas, foram registradas 222 mortes por Covid no Brasil. A média de mortes no país nos últimos sete dias é de 429.
Apesar do arrefecimento nos casos de Covid em todo o planeta, nesta segunda-feira,o mundo atingiu a marca de mais de 6 milhões de mortes em decorrência da doença.
Confira como está a está obrigatoriedade do uso do equipamento em algumas cidades e estados:
Belo Horizonte. A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) decretou o fim da obrigatoriedade do uso de máscara em locais abertos na cidade na última sexta-feira (4).
Distrito Federal. A partir desta segunda (7), o uso de máscara deixa de ser obrigatório em ambientes abertos no Distrito Federal.
Rio de Janeiro. Na capital fluminense, o uso de máscaras deixará de ser obrigatório também em locais fechados partir desta terça-feira (8). Desde outubro, já é permitido ficar sem máscaras em locais abertos na cidade. O governo deixou a cargo de cada cidade a decisão do uso da máscara.
São Paulo. O Estado ainda não decretou fim da obrigatoriedade das máscaras, mas a medida deverá ser anunciada na próxima quarta-feira (6) pelo governador João Doria.
Santa Catarina. No Estado, o uso de máscaras em ambientes fechados não é mais obrigatório desde novembro do ano passado. A medida vale também no ambiente escolar para crianças com idades entre 6 e 12 anos.
Rio Grande no Sul. Também no Estado, já é possível ficar sem máscaras em ambientes abertos. O Rio Grande do Sul também liberou uso do equipamento para crianças com idades entre 6 e 12 anos, mas liminar derrubou a decisão.
Maranhão. Desde novembro do ano passado, o uso de máscaras em ambientes abertos está desobrigado. Em locais abertos, o equipamento é opcional.
O TEMPO