Geral valor

Live do Valor: Conselheiras de administração Lucy Pamboukdjian e Jandaraci Araújo debatem o que falta para ter mais lideranças femininas no alto escalão nesta terça, às 15h

Por Redação

07/03/2022 às 18:16:14 - Atualizado há

As conselheiras de administração Lucy Pamboukdjian e Jandaraci Araújo são as convidadas da Live do Valor desta terça-feira, dia 8, às 15h. Na entrevista especial para o Dia Internacional da Mulher, as executivas refletirão sobre os desafios de aumentar a inclusão de lideranças femininas no alto escalão das empresas.

Arte/Valor

A agenda de inclusão de mulheres na liderança e conselhos das organizações do Brasil ganhou força nos últimos anos, mas o ritmo dessa inclusão não é tão acelerado.(https://valor.globo.com/carreira/noticia/2021/08/26/cresce-a-participacao-de-executivas-em-conselhos.ghtml). Pesquisa divulgada pela Spencer Stuart do segundo semestre de 2021 mostra que há hoje 246 mulheres nos conselhos de administração de Nível 1, Nível 2 e Novo Mercado. Elas representam 14,3% do total de membros, dos quais 1.478 são homens. Em 2020, este número era de 11,5%. Na comparação internacional, porém, a média brasileira de mulheres em conselho de administração continua uma das piores do mundo. O país ganha apenas da Colômbia, Rússia e Japão. O percentual médio internacional de mulheres em conselhos é de 27,1% neste ano.

Quebrar a bolha de indicações, que geralmente priorizam o mesmo perfil executivo e masculino, continua um desafio. Além disso, alcançar empresas fora do centro econômico e familiares com esta agenda se faz necessário, segundo headhunters e conselheiras de administração. Internamente, acelerar a curva no topo mais alto da hierarquia exige acelerar a diversidade no corpo executivo – C-Level e diretoria - das empresas, bem como a inclusão de mulheres negras e outras interseccionalidades na liderança. (https://valor.globo.com/carreira/noticia/2021/09/06/conselhos-comecam-a-recrutar-executivas-negras.ghtml).

Durante a live, Jandaraci Araújo compartilhará sua trajetória rumo a conselhos de administração, sendo como ela mesma define, “típica mulher negra brasileira”. Também falará sobre os desafios da inclusão de mulheres no corpo executivo das organizações. Araújo foi conselheira atua hoje como CFO na 99Jobs.com, tem experiência na área de sustentabilidade do mercado financeiro e foi subsecretária de Empreendedorismo Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo e diretora-executiva do Banco do Povo Paulista. É conselheira independente de administração na KUNUMI SA, conselheira consultiva do Instituto Tomie Otahke, também faz parte Conselho do Capitalismo Consciente Brasil. Em 2020, durante a pandemia, ajudou a fundar o Conselheiras 101, programa que visa a inclusão de mulheres negras em conselhos de administração. Quase 40% das executivas ou empresárias negras que participaram do programa já ingressaram em conselhos de administração, fiscal, consultivo ou comitê. Araújo foi uma delas.

Já Lucy Pamboukdjian, formada em administração de empresas e mestre em economia, possui 27 anos de carreira e experiência em desenvolvimento de mercado, relacionamento com clientes, parcerias estratégicas e ESG, com experiência nas principais instituições de infraestrutura de mercado e bolsas de valores na América Latina. É atualmente diretora-adjunta da registradora de seguros da CERC – Central de Recebíveis, líder do subgrupo de diversidade no mercado financeiro do LAB de Inovação Financeira, membro dos Comitês Globais da Women Corporate Directors e associada do IBGC, da WCD Brasil, da 100 Women in Finance Brazil Working Group e do Impacto por Elas. Atua também como conselheira de Administração da Federação Ibero-Americana de Bolsas (FIAB) e conselheira do Comitê Executivo do Global Compact Chile. Um relatório recente da Oliver Wyman indica 10% de participação de mulheres em comitês executivos no setor financeiro do Brasil, enquanto a média global está em 20% (https://valor.globo.com/carreira/noticia/2020/08/31/ha-poucas-executivas-no-brasil-no-setor-financeiro.ghtml)

Na live, Pamboukdjian comentará sobre como vê a evolução da agenda da liderança feminina no alto escalão, o que foi fundamental na sua carreira para chegar lá e como fortalecer essa inclusão pós o impacto da pandemia. A entrevista será conduzida pela editora de Carreira do Valor, Stela Campos. Acompanhe pelo site e pelas redes sociais do Valor no YouTube, LinkedIn e Instagram.

Veja aqui a programação das próximas entrevistas e também as lives já realizadas.
Fonte: VALOR
TAGS Valor
Comunicar erro
Dia a Dia Notícias

© 2024 Copyright © 2023 - Dia a Dia Notícias. Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Dia a Dia Notícias
Acompanhante loira