Nota assinada por grupo diz que proposta corresponde ao índice de inflação medido pelo IPC-Fipe no período entre maio de 2019 e fevereiro deste ano. Categorias preveem assembleias. Vista aérea de campus da Unicamp, em Campinas
Rafael Smaira/g1
O conselho dos reitores (Cruesp) das três universidades estaduais paulistas formalizou uma proposta para reajuste salarial de 20,6% para professores e funcionários técnico-administrativos da Unicamp, USP e Unesp. O índice foi apresentado ao Fórum das Seis, grupo que reúne integrantes das seis entidades representativas dos servidores, e prevê aplicação a partir deste mês.
Segundo nota assinada pelo reitor da USP e presidente do Cruesp, Carlos Gilberto Carlotti Junior, o percentual corresponde ao índice de inflação medido pelo IPC-Fipe no período entre maio de 2019 e fevereiro deste ano.
"Tal proposta, ao mesmo tempo em que recupera o poder de compra dos salários, respeita o orçamento discutido e aprovado em conselhos universitários das três universidades estaduais paulistas para 2022", diz texto.
Quadro de servidores
Ainda de acordo com o Cruesp, a Unicamp e a USP devem apresentar o índice de reajuste aos conselhos universitários, para homologação, ainda neste mês. O g1 questionou as assessorias das duas universidades sobre as datas previstas para as deliberações, e também solicitou um posicionamento institucional da Unesp, mas não houve retorno até esta publicação.
O conselho, em comunicado, explicou que a antecipação da data-base de maio para este mês tem como objetivos preservar o poder de compra dos salários e manter o equilíbrio orçamentário das três universidades. Além disso, os reitores mencionaram que os meses de março e abril deste ano serão considerados na discussão do reajuste salarial na data-base em 2023.
Assembleias dos servidores
A previsão é de que as categorias envolvidas realizem assembleias até 11 de março para avaliar a proposta do Cruesp. Já no dia 14 está prevista uma reunião do Fórum dos Seis para reunir as decisões e os integrantes reivindicaram reunião com o conselho para dia 16, mas a data não foi confirmada.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas.