ArcelorMittal Tubarão é a primeira empresa certificada das Américas a receber a ResponsibleSteel Doze princípios ambientais, sociais e de governança norteiam a produção de aço de forma sustentável. Somados, eles garantem que toda a cadeia seja impactada para garantir não apenas a descarbonização dos processos como também o respeito aos direitos humanos, aos direitos trabalhistas e às comunidades locais.
Fundada em 2019, a organização internacional criada por iniciativa do setor, a ResponsibleSteel, passou a disponibilizar um procedimento de auditoria rigoroso e independente, na direção de avaliar cada um dos 12 princípios. Para conquistar a certificação, é preciso seguir metas de sustentabilidade com relação à redução de emissões de gases de efeito estufa, à disponibilidade de recursos hídricos, à saúde e à segurança, além de demandas de stakeholders, direitos humanos e trabalhistas.
Recentemente, a ArcelorMittal Tubarão, localizada na Região Metropolitana da Grande Vitória (ES), tornou-se a primeira produtora de aço das Américas e fora da Europa a receber a certificação internacional ResponsibleSteel.
“Há anos a empresa está na vanguarda da produção responsável e sustentável”, afirma João Bosco Reis da Silva, gerente geral de Sustentabilidade e Relações Institucionais. “Somos a primeira produtora de aço integrada no mundo a registrar e comercializar créditos de carbono, em 2009. Por mais que as pautas de ESG tenham ganhado impulso no mercado em geral nos últimos dois anos, na ArcelorMittal, essas práticas fazem parte da rotina da organização.”
O grupo celebra a conquista, mas mantém o foco em certificar outras unidades no Brasil nos próximos anos, começando pela unidade Vega, localizada em São Francisco do Sul (SC). “Nosso aço é produzido com responsabilidade em todas as suas etapas, desde sempre”, prossegue Reis da Silva.
Avaliação preliminar
De fato, a empresa tem na sustentabilidade um de seus pilares, o que ficou claro ao longo do processo de certificação. Realizado pela consultoria independente DNV Brasil, o processo de auditoria consistiu no levantamento de informações aprofundadas sobre as práticas sustentáveis e trabalho de campo para recolher evidências com visita à planta industrial e entrevistas com stakeholders.
Além de a ArcelorMittal ser parte integrante das discussões para a criação da norma-padrão do ResponsibleSteel, iniciou o processo em Tubarão com uma avaliação preliminar há três anos e, a partir daí, ocorreu a adequação de toda a documentação e evidências internas para atender aos requisitos da norma.
No ano passado, três auditores da DNV Brasil percorreram a usina para verificar a conformidade das operações e processos. Além disso, a consultoria conversou com empregados e terceirizados, fornecedores, representantes de órgãos públicos, sindicatos e moradores do entorno da ArcelorMittal Tubarão.
Nessa etapa, 50 colaboradores da empresa e prestadores de serviço foram entrevistados diretamente pelos auditores. Uma lista foi disponibilizada pela empresa ao auditor responsável, que selecionou os empregados aleatoriamente. “Um diferencial desse processo de certificação é a prática de escuta de todos os stakeholders, de forma a medir o impacto positivo que a empresa leva para a sociedade”, explica Reis da Silva.
ArcelorMittal é especialista em produção de aço de forma sustentável
Divulgação
Metas ambiciosas
Primeira planta industrial nas Américas a obter a certificação de sustentabilidade das suas operações pelos padrões, a ArcelorMittal Tubarão tem capacidade de produção anual de 7,5 milhões de toneladas de aço em placas e bobinas a quente. Emprega diretamente cerca de cinco mil pessoas, além de mais de cinco mil indiretamente.
Junto com a unidade Vega, atende o segmento de aços planos produzindo placas, bobinas a quente, laminados a frio e galvanizados, comercializados nos mercados interno e externo. Alinhada à cultura corporativa focada no compromisso com o desenvolvimento sustentável do Grupo ArcelorMittal, é uma das líderes entre os fornecedores de aço de alta qualidade.
“A planta ocupa posição de vanguarda em gestão ambiental e é referência na gestão de recursos humanos, com destaque para as ações de desenvolvimento profissional e de promoção da saúde e segurança”, finaliza o gerente geral de Sustentabilidade e Relações Institucionais. “O aço está presente no dia a dia da sociedade. Alinhados com a cadeia de pesquisa e desenvolvimento global da ArcelorMittal, temos condições de desenvolver novas práticas e assim cumprir nossa meta: a de nos tornarmos carbono neutro até 2050.”