Processo havia sido adiado em agosto do ano passado para ampliar o prazo de participação. Trânsito em Juiz de Fora
Reprodução/TV Integração
As eleições do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito (CMTT) se encerraram na última sexta-feira (11) no auditório do Museu Ferroviário, em Juiz de Fora. Puderam participar das assembleias eletivas representantes das associações de moradores de bairros e distritos.
A primeira eleita foi a presidente da Associação Comunitária dos Moradores e Amigos do Bairro Benfica, Fernanda de Oliveira Delgado, que representa a Zona Norte, tendo como suplente Marcelo Rodrigues Ribeiro.
Para a Zona Sul, a presidente da Associação Comunitária dos Moradores e Amigos do Bairro Graminha, Denise Aparecida Gama Silva Pinheiro, que tem Marcelo Monteiro Viana como suplente.
Já na Zona Sudeste, o novo representante é Paulo Sérgio Damasceno, presidente da Associação Comunitária dos Moradores e Amigos do Bairro Santo Antônio, com a suplente Evanilda Gomes de Paiva.
Na Zona Leste, o vencedor da eleição foi o presidente da Associação Comunitária dos Moradores e Amigos do Bairro Santa Paula, Ernane Luis da Cunha Pedrosa, com o suplente Edson Carlos dos Santos.
E, nos distritos, o representante será Francisco de Paula Moreira, presidente da Associação Comunitária dos Moradores e Amigos do Bairro Torreões, tendo como suplente Deuza Aparecida de Almeida Reis Silva.
O Conselho é um Órgão Autônomo, de caráter avaliador, propositivo e fiscalizador, vinculado à Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU), para garantir o acesso às informações e a participação popular no planejamento e operação do sistema de Transporte Público e Trânsito.
O objetivo é a integração entre os diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e mobilidade das pessoas e cargas no território do Município. Além da comunidade usuária, o conselho é composto por órgãos do poder público, técnicos e representantes de classe, com um total de 33 membros.
Entenda
A eleição havia sido adiada em agosto do ano passado e teve o objetivo de ampliar o prazo de participação.
A retomada foi publicada no dia 19 de fevereiro pela Prefeitura no Atos do Governo.
Segundo a Prefeitura, somente os representantes das associações de moradores de bairros e distritos poderiam ser candidatos. Caso não fossem presidentes, os mesmos deverim ser indicados por ofício das associações.
Composição
A formação conta com sete representantes da Administração Municipal; três do Poder Legislativo; um da Delegacia Adjunta de Trânsito da Sétima Delegacia Regional de Segurança Pública do Estado de Minas Gerais; um de cada região da comunidade usuária; um de pessoas com mobilidade reduzida; um da Associação Juizforana dos Usuários de Transporte de Passageiros e Cargas em Geral; um de Organizações Não Governamentais estabelecidas no município; um do Departamento de Transportes da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora; um do Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais/Diretoria Regional da Zona da Mata; um do Clube de Engenharia de Juiz de Fora; um do Diretório Central dos Estudantes (DCE); um da Associação Profissional das Empresas do transporte de Passageiros de Juiz de Fora; um do Centro Industrial de Juiz de Fora; um da Associação Comercial de Juiz de Fora; um do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Juiz de Fora; um do Sindicato dos Taxistas e Transportadores Autônomos de Passageiros de Juiz de Fora e Região; um dos sindicatos de trabalhadores existentes no Município; e um do Sindicato de Empresas de Transportes de Cargas de Juiz de Fora.
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes