Geral Ciência e Saúde

Um ano após primeiros relatos da Covid-19, chefe da OMS pede distribuição justa de vacina

Por Redação

30/12/2020 às 15:24:47 - Atualizado há
Primeiros casos foram relatados pela China na véspera de Ano Novo, doze meses atrás. 'Desde aquele momento, a pandemia de Covid-19 custou tantas vidas e causou grande destruição a famílias, sociedades e economias em todo o mundo', disse Tedros Adhanom. Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, em foto de 3 de julho

Fabrice Coffrini/Pool via Reuters

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, relembrou nesta quarta-feira (30) que completará um ano desde os primeiros relatos de Covid-19 feitos pela China.

Diretor-geral da OMS divulga vídeo marcando um ano do primeiro caso reportado de Covid

Em 31 de dezembro de 2019, a OMS recebeu pela primeira vez um comunicado das autoridades sanitárias chinesas sobre casos de uma pneumonia muito semelhante à Sars, outra doença causada por coronavírus que provocou um surto no país em 2002.

"Doze meses atrás, uma nova ameaça global surgiu. Desde aquele momento, a pandemia de Covid-19 custou tantas vidas e causou grande destruição a famílias, sociedades e economias em todo o mundo", disse Tedros Adhanom.

OMS alerta: Pandemias piores podem vir no futuro

Vacinas para todos

Uma enfermeira romena recebe a injeção da vacina contra a Covid-19 em Bucareste, em 27 de dezembro de 2020

Octav Ganea/Reuters

No discurso, o chefe da OMS celebrou o rápido desenvolvimento de vacinas eficazes contra a nova doença, e pediu que os governos trabalhem pela distribuição equânime do imunizante. Ele apelou por US$ 4 bilhões para comprar doses para distribuição a países de renda média e mais baixa através do esquema de vacinas Covax.

"Vacinas oferecem uma grande esperança de se mudar o rumo de uma pandemia. Mas para proteger o mundo, precisamos fazer com que todas as pessoas em risco em todas as partes — não só em países que podem arcar com as vacinas — sejam imunizadas", disse.

Ele também exortou países a combaterem teorias conspiratórias e ataques à ciência, dizendo que "a escolha é fácil" e que o mundo pode "percorrer os últimos quilômetros desta crise junto, ajudando um ao outro pelo caminho, desde o compartilhamento justo de vacinas até a conselhos precisos, compaixão e cuidado" a todos que os necessitam.

Veja VÍDEOS sobre as pesquisas sobre vacinas contra a Covid-19

Comunicar erro
Dia a Dia Notícias

© 2024 Copyright © 2023 - Dia a Dia Notícias. Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Dia a Dia Notícias
Acompanhante loira