Geral valor

Preterida pelo PT, Marília Arraes vai deixar o partido para disputar Senado em PE

Por Redação

17/03/2022 às 18:49:05 - Atualizado há

O mais provável é que Marília entre no Solidariedade, mas continuará apoiando Lula Preterida pelo PT, a deputada Marília Arraes vai deixar o partido nos próximos dias para disputar o Senado em Pernambuco. A decisão deve ser anunciada oficialmente até a próxima terça-feira. Por meio de interlocutores, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já foi comunicado da decisão. O mais provável é que Marília entre no Solidariedade.

As negociações com a legenda estão bem avançadas. O Solidariedade integra a base de sustentação do governo Paulo Câmara (PSB). A parlamentar, que se transformou numa das principais vozes de oposição ao governo do PSB em Pernambuco, ainda não decidiu por qual chapa disputaria a eleição. Há apenas uma certeza: ela continuará apoiando Lula.

Há um mês, a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), pré-candidata ao governo de Pernambuco, a procurou com interesse de que a deputada concorresse ao Senado. Em pesquisas de intenção de voto, Marília aparece na frente dos demais concorrentes.

A relação da deputada com o PT é conturbada. Um dos principais adversários dentro do partido é o senador Humberto Costa (PT). Em 2018, após ser estimulada pelo ex-presidente Lula, tinha o sonho de disputar o governo contra Paulo Câmara. Ela conseguiu o apoio do diretório estadual, mas uma intervenção nacional após costura entre PT e PSB, feita pelo próprio Lula para isolar Ciro Gomes (PDT) no plano nacional, a deixou de fora da disputa.

Em 2020, o comando nacional do partido resolveu bancar sua candidatura na corrida pelo Prefeitura do Recife mesmo com Humberto Costa defendendo posição contrária.

O embate com o primo João Campos, que a derrotou no segundo turno das eleições municipais, foi uma das mais acirradas da história do Recife. Campos, filho do ex-governador Eduardo Campos, surfou na onda antipetista e conseguiu derrotá-la. Neste ano, o jovem político declarou apoio a Lula.

Mesmo após a disputa com temperatura elevada no Recife, Marília Arraes esperava ser a candidata do PT ao Senado na chapa do pré-candidato Danilo Cabral (PSB). No entanto, capitaneado por Costa, o nome escolhido deve ser o do deputado federal Carlos Veras (PT).

Marília Arraes

Câmara dos Deputados
Fonte: VALOR
TAGS Valor
Comunicar erro
Dia a Dia Notícias

© 2024 Copyright © 2023 - Dia a Dia Notícias. Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Dia a Dia Notícias
Acompanhante loira