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Custos crescem mais que receita e lucro da M. Dias Branco cai 27,7% no 4º trimestre



No acumulado de 2021, o lucro líquido da fabricante de biscoitos e massas secas caiu 33,9% em comparação com 2020, para R$ 505 milhões O aumento dos custos superou o avanço de receita e volumes da fabricante de biscoitos e massas secas M. Dias Branco no último trimestre de 2021, fazendo com que o lucro da companhia recuasse quase na mesma proporção que a receita cresceu. No quarto trimestre do ano passado, o lucro líquido foi de R$ 151,1 milhões, queda de 27,7% ante um ano antes. No total do ano, o lucro líquido caiu 33,9% em comparação com 2020, para R$ 505 milhões.

“Os custos vieram mais rápido”, observa Gustavo Theodozio, vice-presidente de investimentos e controladoria e diretor de Relações com Investidores. Essa linha cresceu 31,7% no quarto trimestre versus o mesmo período do ano anterior, anulando o efeito do aumento de 6% no volume vendido (440 mil toneladas).

Os reajustes de preços ajudaram a receita a crescer 27,2%, para R$ 2,16 bilhões, mas também foram insuficientes para reduzir o impacto das matérias-primas, como trigo e óleo de palma mais caras. A margem bruta da empresa passou de 28,6% para 26,2%.

A companhia buscou equilibrar a conta na linha de despesas. As despesas de vendas, por exemplo, recuaram 1,8%, e as administrativas ficaram 2,3% menores. Entre algumas das ações está deixar mais pontos de vendas com os promotores mais produtivos e reduzir equipe, além de adotar um plano de saúde de cobertura nacional para todas as unidades do grupo, aumentando o poder de negociação das condições com a seguradora, conta Theodozio.

A empresa já vinha adotando ações para melhorar os números e ter ganhos de eficiência, como foi o plano Multiplique, que gerou R$ 438 milhões de ganhos anualizados em custos e despesas em 2020, e o redesenho organizacional, que adicionou outros R$ 80 milhões de economia.

No trimestre, o Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ficou 4,9% menor, somando R$ 182,7 milhões. O indicador chegou a R$ 683,9 milhões no consolidado de 2021, 29,8% a menos do que em 2020.

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