Primeira brasileira a vencer o concurso mundial, a paranaense elege a cidade mineira como destino para ser visitado no nosso país
episódio da DDD desta quinta-feira (17,03) é com a paranaense Maria Carolina Balicki Vinharski, primeira brasileira a vencer o concurso Miss Turismo Internacional, concurso anual realizado em Kuala Lumpur, na Malásia. Para ela, a icônica Ouro Preto (MG) é a Dica De Destino a ser conhecida. A websérie quinzenal DDD traz vídeos curtos de personalidades, dos mais variados segmentos, recomendando cidades e atrativos turísticos nacionais que merecem ser descobertos pelos turistas.
Carol nasceu em Prudentópolis, município paranaense de cerca de 50 mil habitantes. Atualmente, mora em Curitiba, onde estuda publicidade e propaganda e trabalha como modelo e influenciadora digital. "Minha Dica De Destino hoje é a charmosa Ouro Preto, cidade histórica de Minas Gerais. A cidade é linda, tem monumentos incríveis, boa gastronomia e pessoas maravilhosas", disse. "Espero que vocês aproveitem muito essa dica", completou.
A 23ª edição do concurso Mis Turismo Internacional foi disputada por 31 países em 2020. Por causa da pandemia, o evento foi on-line e o resultado só foi divulgado em janeiro de 2021. Além de ser a primeira brasileira a ganhar o concurso, essa foi a segunda vez na história em que uma latina conquistou o primeiro lugar. A venezuelana Faddya Ysabel venceu a competição em 2014.
OURO PRETO - Ouro Preto é um dos destinos mais procurados pelos turistas que visitam Minas Gerais. A cidade possui o maior e mais importante acervo de arte e arquitetura do período colonial do Brasil. Tombada como Patrimônio Mundial da Humanidade em 1980, foi uma das primeiras cidades do país a receber o título. Cercada por montanhas grandiosas e repleta de casarios do Século 17, a antiga Vila Rica tem igrejas, minas de ouro desativadas e museus, que recontam a história de Minas e as riquezas levadas à Portugal no período do Brasil colônia.
Dentre os principais pontos turísticos da cidade estão a Matriz Basílica Nossa Senhora do Pilar, a Igreja de São Francisco de Assis, a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, a Igreja Santa Efigênia dos Homens Pretos, a Igreja Nossa Senhora do Carmo, a Igreja Nossa Senhora do Rosário, além dos museus da Inconfidência e Aleijadinho, além da Praça Tiradentes.
Por Rafael Brais
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo