O primeiro tempo já começou com gol. Logo aos seis minutos de jogo, Eduardo Brock comprou falta da entrada da área, de pé esquerdo e mandou belo chute por cima da barreira para abrir o placar a favor do Cruzeiro.
O gol deu confiança para o time da casa, que pressionou para ampliar a vantagem e criou boas chances, principalmente com Edue Waguininho. Do outro lado, os visitantes responderam e também tiveram suas oportunidades. Apesar de não sofrer novas mudanças no placar, o primeiro tempo foi agitado.
Na volta do intervalo, um gol relâmpago do Athletic, mas a arbitragem anulou. Logo no primeiro minuto, após a saída de bola do time da casa, os visitantes apertaram e roubaram a bola. Rafael saiu do gol, mas não evitou o que seria o empate. O assistente, porém, identificou o impedimento e anulou o lance.
Azar do Athletic, pois apenas três minutos depois Edu ampliou para o Cruzeiro. O artilheiro da Raposa aproveitou rebote e empurrou para o fundo das redes. O lance foi anulado no campo, mas o árbitro de vídeo entrou em ação e validou o segundo gol dos mandantes.
O jogo seguiu muito movimentado até o fim, com os dois times buscando mais gols, com objetivos diferentes. O Cruzeiro buscou ampliar ainda mais para encaminhar a vaga na final, enquanto o Athletic tentou diminuir a diferença para aumentar suas chances no jogo da volta.
Ao fim do jogo, porém, o placar não teve novidades e, assim, o Cruzeiro confirmou a vitória por 2 a 0.
Local: Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 22 de março de 2022 (terça-feira)
Horário: 20h30 (de Brasília)
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima
Assistentes: Celso Luiz da Silva e Ricardo Junio de Souza
VAR: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira
Cartões amarelos: Eduardo Brock (Cruzeiro) Edson Miranda, Walisson e Kadu (Athletic)
Cartões vermelhos: –
GOLS:
Cruzeiro: Eduardo Brock (6?, 1ºT) e Edu (4?, 2ºT)
CRUZEIRO: Rafael Cabral; Rômulo, Eduardo Brock (Wagner Leonardo), Lucas Oliveira, Rafael Santos; Willian Oliveira, João Paulo (Machado), Fernando Canesin (Pedro Castro); Waguininho (Daniel Júnior), Vitor Roque (Bruno José) e Edu
Técnico: Paulo Pezzolano
ATHLETIC: Pedro Rocha; Wallison Silva (Edson Miranda), Danilo, Sidimar e Vinícius Silva; Diego Fumaça, Wallison (Mariano) eA Antônio Falcão (Kadu); Alason (Willian Mococa), Rafhael Lucas (Ricardo Oliveira) e Doulgas Santos.
Técnico: Roger Silva