Geral Arte e Famosos

Chegada de Anitta ao segundo lugar da parada global do Spotify simboliza vitória das mulheres no funk do Brasil

Por Redação

24/03/2022 às 12:53:09 - Atualizado há
Escalada do reggaetaon 'Envolver' jamais anula o fato de a cantora ser associada ao 'batidão' carioca no universo pop. ? ANÁLISE – Anitta está quase lá, no topo. Envolver (Anitta, Julio M Gonzales Tavarez, Freddy Montalvoe e José Carlos Cruz, 2021) já é a segunda música mais ouvida na parada mundial da plataforma Spotify.

Essa escalada representa muito para Anitta, mas também simboliza o poder das mulheres que fizeram a revolução feminina no mundo do funk carioca.

Embora Envolver seja um reggaeton cantado em espanhol, Anitta representa sobretudo o funk do Brasil aos olhos do universo pop. Nos últimos anos, a garota carioca vem investindo pesado na carreira internacional, em especial no mercado latino formado pelos países de língua hispânica.

Ainda assim, Anitta é a girl from Rio que veio do baile funk e que, nos últimos dez anos, lutou para se impor em mundo machista, personificando geração que também tem em Ludmilla uma voz fundamental para a consolidação do império feminino no funk.

Por mais que tudo seja uma estratégia que planeja calculadas ações de marketing (e o sucesso de Envolver está diretamente relacionado à dança que viralizou na rede social TikTok), há um simbolismo nessa escalada de Anitta rumo ao topo. É a vitória de uma voz brasileira do funk que transcendeu o gênero, mas que nunca o renegou.

Anitta vem atirando para muitos lados nesse planejamento para conquistar o universo pop. Basta lembrar a batida electropop emo roqueira do recente single Boys don't cry (Anitta, Bibi Bourelly, Burns, Rami Yacoub e Sean Douglas, 2021), petardo que a artista julgava mais certeiro do que Envolver, mas que não atingiu o alvo.

Foi um reggaeton que fez Anitta ganhar projeção há muito ambicionada. Ainda assim, todo esse movimento fortalece indiretamente o funk produzido no Brasil e ainda alvo de tanto preconceito. Anitta está chegando lá. e, de certa forma, levando muita gente com ela nessa escalada...
Fonte: G1
Comunicar erro
Dia a Dia Notícias

© 2024 Copyright © 2023 - Dia a Dia Notícias. Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Dia a Dia Notícias
Acompanhante loira