Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

America-MG

Pela Libertadores, América conhecerá mais dois estádios sul-americanos


O América está na Chave D da Copa Libertadores desta temporada. Em sua inédita participação na fase de grupos da competição continental, o Coelho enfrentará, além do Atlético, o Independente Del Valle, do Equador, e o Tolima, da Colômbia. Sendo assim, conhecerá pelo menos mais dois novos estádios sul-americanos.    O clube mineiro medirá forças com o Independente Del Valle no estádio Banco Guayquil, em Sangolquí, localizado na região metropolitana da capital Quito. A moderna arena, inaugurada em março do ano passado, recebeu apenas cinco jogos do time equatoriano até o momento.     Nessas ocasiões, o Del Valle não teve bom desempenho. As únicas vitórias do clube foram contra Delfín (2 a 0) e Aucas (1 a 0), pelo Campeonato Equatoriano do ano passado e desta temporada, respectivamente. Depois, sofreu duas derrotas para RB Bragantino (1 a 0), pelas oitavas de final da Sul-Americana de 2021, e Emelec (1 a 0). Além disso, empatou com Orense (1 a 1), também pelo campeonato nacional.   Em seu outro confronto internacional, o América conhecerá o estádio Manuel Murillo Toro, localizado em Ibagué, na Colômbia. O local é casa do Tolima desde 20 de julho de 1955, quando foi inaugurado.   Nesses 66 anos de existência, o estádio importantíssimo para o Tolima na conquista do Campeonato Colombiano (2003, 2018 e 2021), da Copa da Colômbia (2014) e da Primeira B (1994).    

Banco Guayquil

  O Independente Del Valle foi o primeiro time do Equador a ter o estádio nomeado com naming rights. O clube firmou um acordo de cinco anos com o Banco Guayaquil pela nomenclatura.   A arena com capacidade para 12 mil torcedores foi construída com recursos do próprio clube e da empresa parceira. Ela teve custo estimado de US$ 12 milhões (cerca de R$ 64,5 milhões).   Nos Liberadores, no entanto, o Del Valle poderá mandar seus jogos na arena apenas na fase de grupos, cuja capacidade mínima para 10 mil torcedores. Se avançar às oitavas de final, terá que trocar de casa, pois a Conmebol exige que os jogos sejam em estádios que recebam no mínimo 20 espectadores.  

Estádio Manuel Murillo Toro

  O estádio do Tolima mudou de nome várias vezes ao longo de sua história. Inicialmente chamado de Gustavo Rojas Pinilla em homenagem ao então Presidente Geral da República. Posteriormente, passou a ser conhecido como São Bonifácio em alusão à cidade, fundada como San Bonifacio de Ibagué.   Atualmente, o nome do estádio presta homenagem ao escritor e político colombiano Manuel Murillo Toro, que foi Presidente da República entre os anos de 1864 e 1866 e 1872 e 1874.   A casa do Tolima foi projetada para receber 31 mil torcedores, mas normalmente apenas 28 mil ingressos são colocados à venda para as partidas da equipe colombiana.  

Histórico do América na Libertadores

  O América conseguiu um feito histórico no ano passado. Ao terminar o Campeonato Brasileiro na oitava posição, com 53 pontos, conseguiu uma vaga inédita à Libertadores. Porém, teve que iniciar a disputa do torneio nas fases iniciais.   Em seu primeiro embate na competição, o Coelho enfrentou o Guaraní, do Paraguai, pela segunda fase. No jogo de ida, no estádio Independência, em Belo Horizonte, derrota por 1 a 0. Mas a redenção aconteceu na partida de volta no estádio Defensores del Chaco, em Assunção: vitória por 3 a 2 e classificação nos pênaltis (5 a 4).       Na terceira etapa, o adversário foi o Barcelona, do Equador. No duelo de ida, também no Independência, o América segurou o empate por 0 a 0. Após novo empate por 0 a 0 no jogo de volta, mas dessa vez no estádio Monumental Isidoro Romero Carbo, em Guayaquil, a classificação foi resolvida nos pênaltis. E, de forma heróica, o Coelho venceu por 5 a 4.     Agora, o Coelho aguarda a definição das datas e horário dos jogos da fase de grupos para dar início à terceira parte de sua caminhada internacional. Até agora, a Conmebol divulgou apenas um calendário preliminar com as semanas em que cada confronto ocorrerá.   O que se sabe é que a estreia do América na Libertadores será na semana do dia 5 de abril. Antes disso, o Coelho enfrentará o Tombense neste sábado (26), às 11h, no estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima, pelo jogo de volta da semifinal do Troféu Inconfidência, e o Athletico-PR na próxima segunda-feira (28), às 20h, na Arena da Baixada, em Curitiba, em partida amistosa.  

Veja a seguir as datas dos jogos da fase de grupos:

 

Super Esporte

America-MG

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!