Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

valor

Bolsonaro define quem será o novo comandante do Exército



O presidente Jair Bolsonaro decidiu indicar para o comando do Exército o general Marco Antônio Freire Gomes, hoje no Comando de Operação Terrestres. O atual comandante, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, ocupará a cadeira do ministro da Defesa, Walter Braga Netto, conforme já publicado pelo Valor - o atual ministro é o principal cotado para ser vice de Bolsonaro na tentativa de reeleição.

A oficialização dos novos nomes deverá ocorrer somente na sexta-feira, dia 1º de abril, data prevista para a posse. Na manhã desta segunda-feira, Bolsonaro fez uma reunião no Palácio do Planalto para selar sua decisão. Participaram do encontro: Braga Netto, Nogueira de Oliveira e os comandantes da Marinha, almirante Almir Garnier, e da Aeronáutica, brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Júnior.

O ministro da Defesa e os três comandantes das Forças estão nos cargos há quase um ano. Eles tomaram posse em 31 de março de 2021, data de aniversário do golpe militar. Na ocasião, Bolsonaro decidiu mudar toda a estrutura liderada pelo então ministro Fernando Azevedo e Silva. Nos bastidores, o presidente cobrava maior alinhamento ao seu governo em um período em que vivia frequentes embates com o Supremo Tribunal Federal (STF).

No ano passado, ao analisar nomes para essas substituições, Freire Gomes já havia sido cotado para comandar o Exército. A proximidade com o presidente ficou mais clara no mês passado, quando o general compôs a comitiva que viajou à Rússia.

Da esq. para dir.: general Paulo Sérgio Nogueira, ministro Braga Netto, presidente Jair Bolsonaro

Reprodução Twitter

VALOR

Valor

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!