Solenidade ocorreu na tarde desta sexta-feira (1º) na Câmara Municipal; vice-prefeito e 19 vereadores também assumiram os cargos. Cerimônia foi restrita aos eleitos e à imprensa como medida de segurança contra a Covid-19. Posse da prefeita de Juiz de Fora nesta sexta-feira (1°)
Cláudia Oliveira/G1
A prefeita Margarida Salomão (PT), o vice Kennedy Ribeiro (PV) e os 19 vereadores eleitos em Juiz de Fora para a Legislatura 2021/2024 tomaram posse na tarde desta sexta-feira (1°). A solenidade ocorreu na Câmara Municipal e foi restrita aos parlamentes e à imprensa como medida de segurança contra a Covid-19.
A cerimônia foi iniciada às 17h30 e durou mais de uma hora. Na ocasião, os legisladores também escolheram Juraci Scheffer (PT) como novo presidente da Casa.
Margarida Salomão, do PT, é a primeira mulher eleita prefeita de Juiz de Fora
Após o evento, Margarida também esteve com o ex-prefeito, Antônio Almas (PSDB), no Palácio Barbosa Lima. Na ocasião, eles assinaram um termo de transmissão de cargo. Almas ainda entregou um pen drive com dados do quadro financeiro do município e agradeceu a oportunidade.
Prefeita
Margarida Salomão foi eleita no 2° turno das Eleições 2020 em Juiz de Fora e é a primeira mulher a assumir a Prefeitura da cidade. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ela teve 144.529 votos (54,98%), ante 118.349 para Wilson Rezato (PSB), que representou 45,02%.
A eleição no município teve 119.497 abstenções, 7.992 votos brancos e 19.972 votos nulos.
Após fazer o juramento e assinar o termo especial de posse, a prefeita agradeceu a todos os vereadores, telespectadores e presentes e lembrou das vidas perdidas para Covid-19 no município.
"Nossa cidade pranteia 504 óbitos até nesta quinta-feira (31). Quero reverenciar a memória de todas essas pessoas, manifestar, como prefeita, a solidariedade do Município à dor dos familiares e reiterar que continuamos a enfrentar uma situação sanitária muito grave", ponderou.
Durante o pronunciamento, Margarida ainda frisou as dificuldades que as mulheres enfrentam no Brasil e no mundo. A nova chefe do Executivo também lembrou e agradeceu pessoas que estiverem com ela em todas as dificuldades do ineditismo.
"Como a secretária de Governo, Cidinha Louzada, que tem uma perseverança inquebrantável. Homenageio ainda a militância do Partido dos Trabalhadores (PT) na pessoa do presidente do partido em Juiz de Fora, Juanito Vieira. Homenageio ainda os afetos mais próximos da minha família", agradeceu.
Margarida ainda voltou a falar que o governo dela "está aberto ao diálogo com todos". Ela frisou também que "tem que contar com toda a representação parlamentar da cidade e que teve contato com todos eles e que a política da Prefeitura com a Câmara será de portas abertas para todos e todas".
Margarida Salomão durante a posse em Juiz de Fora
Cláudia Oliveira/G1
A prefeita ainda lembrou do tema da campanha dela "onde tudo é para todos" e que vai priorizar a inclusão e a participação popular de forma inédita.
"Um novo rumo para o nosso desenvolvimento com sustentabilidade ambiental do município, criação de novas oportunidades de trabalho e renda, expansão da riqueza do município no padrão contemporâneo. Privilegiando os caminhos da economia do conhecimento, via ciência e tecnologia e via cultura, promovendo a inovação tecnológica, a saúde, a educação, o esporte, a gastronomia, o turismo, a agroecologia, para construir um novo parâmetro civilizatório, uma nova qualidade da vida civil, uma cidade viva, próspera e fraterna".
A nova chefe do Executivo também falou das primeiras medidas à frente da Prefeitura de Juiz de Fora que foram anunciadas nesta semana como a preparação do município para a vacinação contra a Covid-19, limpeza dos espaços públicos e a implementação de ações de combate à fome.
No pronunciamento, também anunciou sobre um Projeto de Lei (PL) que introduz alterações na estrutura administrativa da Prefeitura e que não terá nenhum acréscimo de gastos municipais. "Trago em mãos para entregar à Presidência da Câmara".
Finalizando o discurso, Margarida ponderou que a "cidade na eleição de 2020 escolheu o sonho de escrever uma nova história. É nosso dever, com humildade, cumprir essa tarefa".
Margarida Salomão durante a posse em Juiz de Fora
Cláudia Oliveira/G1
Biografia
Margarida Salomão tem 70 anos e nasceu em Juiz de Fora. É professora universitária, formada em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorado pela Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos.
Foi reitora da UFJF por dois mandatos consecutivos, entre 1998 e 2006 e deputada federal pelo PT desde janeiro de 2013, sendo reeleita em 2018 com 89.378 votos. Esta foi a quarta vez que Margarida disputou o cargo de chefe do Executivo.
Vereadores
Vereadores tomam posse em Juiz de Fora
Cláudia Oliveira/G1
Todos os 19 vereadores eleitos em Juiz de Fora também foram empossados durante a cerimônia. Destes, nove já exerciam o cargo.
Durante a solenidade, os parlamentares assinaram o termo especial de posse. Veja os vereadores eleitos para o mandato 2021/2024:
Cida (PT) - 6.045 votos
Cido Reis (PSB) - 5.459 votos
Julinho (Patriota) - 5.328 votos
Marlon Siqueira (PP) - 4.148 votos
Maurício Delgado (DEM) - 4.106 votos
André Luiz (Republicanos) - 3.813 votos
Dr Antônio Aguiar (DEM) - 3.614 votos
Tiago Bonecão (Cidadania) - 3.535 votos
Bejani Junior (Podemos) - 3.503 votos
Zé Márcio Garotinho (PV) - 3.327 votos
Pardal (PSL) - 3.305 votos
Juraci Scheffer (PT) - 3.055 votos
Laiz Perrut (PT) - 2.997 votos
João Wagner Antônio (PSC) - 2.993 votos
Tallia Sobral (PSOL) - 2.948 votos
Sargento Mello Casal (PTB) - 2.783 votos
Katia Franco Protetora (PSC) - 2.697 votos
Vagner de Oliveira (PSB) - 2.512 votos
Nilton Militão (PSD) - 2.185 votos