Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Minas Gerais

Integrantes de organização criminosa que atuava no tráfico de drogas na Zona da Mata são condenados


Pena para quatro deles chegou a mais de 11 anos, segundo a Justiça. Indivíduos foram presos durante as operações 'Start Over' e 'Hands On' no ano passado; relembre as ações. Operação é realizada no distrito de Roça Grande em São João Nepomuceno, foto de arquivo

Polícia Militar/Divulgação

Quatro integrantes de uma organização criminosa que atuava no tráfico de drogas na região de São João Nepomuceno foram condenados pela Justiça. A pena para cada um chegou a 11 anos, 5 meses e 15 dias de reclusão, além de uma multa de valor não divulgado. O grupo foi preso durante a operações "Start Over" e "Hands On" no ano passado.

De acordo com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), entre os presos está o apontado de ser o chefe do grupo. Ele comandava a organização do Rio de Janeiro e a distribuição de drogas e armas para a região da Zona da Mata. O indivíduo também é suspeito de ser mandante de vários homicídios consumados e tentados.

Os outros três condenados exerciam papéis na chefia local e tinham as funções de receber, armazenar e distribuir a droga na região, além de cuidar de toda a logística e contabilidade do grupo.

Os nomes deles não foram divulgados, além das idades. Com isso, o g1 não conseguiu solicitar mais informações, bem como entrar em contato com a defesa deles.

Relembre:

30 pessoas são presas suspeitas de ligação com o tráfico em operações em MG e no RJ

Operação 'Start Over': foragido da Justiça é preso em São João Nepomuceno

Operação 'Start Over': uma pessoa é presa, espingardas e munições são apreendidas em São João Nepomuceno

Conforme a denúncia oferecida pelo MPMG, desde 2019, os 4 condenados faziam parte de uma organização criminosa voltada para o tráfico de drogas, porte de arma de fogo, homicídios e corrupção de menores. Segundo o MP, os integrantes tinham relação com a facção conhecida como Comando Vermelho (CV).

Operações e prisões

RELEMBRE: Operações resultam em prisões de envolvidos com organizações criminosas em MG e RJ

1ª fase

No início de abril de 2021, as forças de segurança realizaram a primeira parte das operações e prenderem 30 pessoas. O objetivo era desarticular organizações criminosas com atuação interestadual dedicadas ao tráfico de drogas, homicídios, posse e porte ilegal de armas de fogo, lavagem de dinheiro e outros crimes na Zona da Mata mineira e no Rio de Janeiro.

A maior parte dos integrantes das organizações atuava nas cidades de São João Nepomuceno, Rochedo de Minas, Mar de Espanha, Descoberto, Juiz de Fora, Rio Novo e outros municípios na região, enquanto os chefes das mesmas se localizavam no Rio de Janeiro.

2ª fase

Já no fim do mesmo mês, a 2ª fase da operação foi realizada e prendeu quatro foragidos no Rio de Janeiro.

Armas e munições foram apreendidas em São João Nepomuceno, foto de arquivo

Gaeco Zona da Mata/Divulgação

Outras prisões

No início de junho do ano passado mais uma pessoa foi presa com espingardas e munições em São João Nepomuceno. Dias depois, um homem de 33 anos também foi detido no município.

As ações foram coordenadas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) Zona da Mata e pela Promotoria de Justiça de São João Nepomuceno, além do apoio das polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal e do Ministério Público do Rio de Janeiro.

Equipe reunida para realizar as operações 'Start Over' e 'Hands on' na Zona da Mata, foto de arquivo

Polícia Militar/Divulgação

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!