Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

valor

Ministério da Economia defende criação de plataforma global de pagamentos 3.0



Swift ganhou destaque mundial no fim de fevereiro, quando os Estados Unidos e a União Europeia excluíram instituições financeiras russas da plataforma O Ministério da Economia defende a criação de uma nova plataforma global de pagamentos que seja uma espécie de Swift mais ágil, afirmou nessa quinta-feira (14) o secretário de Assuntos Econômicos Internacionais da pasta, Erivaldo Gomes. O Swift ganhou destaque mundial no fim de fevereiro, quando os Estados Unidos e a União Europeia excluíram instituições financeiras russas da plataforma, como forma de sanção à guerra na Ucrânia. De acordo com Gomes, o sistema atual é “caro, burocrático e demorado”.

“Ele não é compatível com as demandas de hoje”, disse ele, em entrevista coletiva. Para o secretário, “faz sentido termos uma plataforma de pagamentos que atenda à economia de hoje”, que funcionaria como um "Swift 2.0 ou 3.0"

Ele lembrou que o tema é da alçada dos bancos centrais, não do Ministério da Economia, mas destacou algumas diretrizes que a pasta considera importantes para eventual novo sistema. Em primeiro lugar, que seja uma “plataforma global”, para todos os países, de forma a evitar uma “fragmentação”. Além disso, que seja coordenada pelo Banco de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês, considerado uma espécie de banco central dos bancos centrais).

De qualquer maneira, a criação de um novo sistema ainda “não é um tema de trabalho” do Brics, grupo de países em desenvolvimento formado por Brasil, China, Índia, África do Sul e a própria Rússia. “Não está na nossa agenda”, disse Gomes.

Swift ganhou destaque mundial no fim de fevereiro, quando os Estados Unidos e a União Europeia excluíram instituições financeiras russas da plataforma

Kevin Ku/Unsplash

VALOR

Valor

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!