O atentado sofrido pelo jornalista Gabriel Luiz, da TV Globo do Distrito Federal, aos 28 anos, esfaqueado por dois homens na noite da quinta-feira (15), despertou uma onda de solidariedade e cobrança por justiça.
Políticos de distintas ideologias e diferentes estados do país foram às redes também para reivindicar uma investigação rigorosa e para pedir basta à violência, sem esquecer do trabalho desempenhado por Gabriel no jornalismo investigativo.
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), foi um dos que publicaram sobre o atentado sofrido pelo profissional, cobrando investigação e punição: "Minha solidariedade ao repórter da TV Globo Gabriel Luiz, de 28 anos, esfaqueado na noite passada, em Brasília. Na torcida pela sua pronta recuperação. Espero que o crime seja investigado com rigor e que os responsáveis sejam punidos".
A senadora e pré-candidata ao Planalto Simone Tebet (MDB-MS) também se pronunciou: "Desejo pronta recuperação ao @pseudogabs [Gabriel Luiz], repórter da @tvglobo, em Brasília, esfaqueado nesta madrugada. O jornalismo brasileiro sofre forte repressão nos últimos tempos. Se torna necessária intensa investigação neste caso".
Outros senadores que se pronunciaram foram: Jorge Kajuru (Podemos-GO), Rogério Carvalho (PT-SE), Angelo Coronel (PSD-BA) e Humberto Costa (PT-PE).
A deputada federal Sâmia Bonfim (PSOL-SP) se solidarizou com Gabriel e cobrou investigação: "Ainda em choque com a notícia do atentado contra o jornalista Gabriel Luiz, que foi esfaqueado chegando na sua casa em Brasília. Toda força à família e amigos. Não vamos tolerar esse tipo de violência. O caso precisa ser minuciosamente investigado!".
A deputada federal Bia Kicis (PL-DF), que se destaca na tropa de choque do presidente Jair Bolsonaro (PL) na Câmara, cobrou diretamente a investigação da Polícia Civil do DF: "Que coisa terrivel! Tomara Deus que ele se recupere. Tão jovem! Esperamos que a @pcdf_oficial desvende o caso e prenda esses criminosos".
Outras deputadas e deputados que se manifestaram foram Fernanda Melchiona (PSOL-RS), Erika Kokay (PT-DF), Luiza Erundina (PSOL-SP), Ivan Valente (PSOL-SP) e Bohn Gass (PT-RS).
A Polícia Civil do Distrito Federal admite que o jornalista Gabriel Luiz pode ter sido vítima de uma tentativa de homicídio, e não apenas de uma tentativa de roubo, devido à violência do ataque e ao fato da vítima fazer reportagens investigativas.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do DF informou que “todos os órgãos de segurança estão empenhados na captura dos bandidos. A investigação está em curso e chegará a bom termo. Não descartamos nenhuma hipótese sobre as razões do ataque. Tudo vai ser esclarecido”.
O repórter da TV Globo é autor de diversas matérias que denunciaram mau uso de dinheiro público, especialmente do governo local. Esta semana, foi ao ar reportagem em que denunciou irregularidades no funcionamento de um clube de tiros em Brazlândia, cidade satélite do Distrito Federal. O Exército fechou o clube no dia seguinte.
Gabriel Luiz está entubado e sedado em um leito da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Base do Distrito Federal, referência em traumas graves.
O jornalista passou por diversas cirurgias na manhã desta sexta-feira (15). Ele levou várias facadas na noite de quinta-feira (14), no estacionamento perto da casa dele no Sudoeste, bairro nobre da capital da República.
Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado
Minha solidariedade ao repórter da TV Globo Gabriel Luiz, de 28 anos, esfaqueado na noite passada, em Brasília. Na torcida pela sua pronta recuperação. Espero que o crime seja investigado com rigor e que os responsáveis sejam punidos.
— Rodrigo Pacheco (@rpsenador) April 15, 2022
Simone Tebet (MDB-MS), senadora e pré-candidata ao Planalto
Desejo pronta recuperação ao @pseudogabs, repórter da @tvglobo em Brasília, esfaqueado nesta madrugada. O jornalismo brasileiro sofre forte repressão nos últimos tempos. Se torna necessária intensa investigação neste caso. +
— Simone Tebet (@simonetebetbr) April 15, 2022
Senador Jorge Kajuru (Podemos-GO)
FORCA, GABRIEL! SOLIDARIEDADE AOS FAMILIARES! E QUE A INVESTIGAÇÃO SEJA RÁPIDA E EFICIENTE!https://t.co/1G5IUuivSK
— Senador Kajuru (@SenadorKajuru) April 15, 2022
Senador Humberto Costa (PT-PE)
Esse atentado contra a vida do repórter Gabriel Luiz, da TV Globo, em Brasília, é aterrador. Como presidente da CDH, estamos acompanhando a apuração para saber as motivações desse crime que nos choca a todos, especialmente num dia tão simbólico para os cristãos. pic.twitter.com/GzvcrRaKrH
— Humberto Costa (@senadorhumberto) April 15, 2022
Senador Rogério Carvalho (PT-SE)
Força ao Jornalista da @tvglobo Gabriel Luiz, vítima de tentativa de homicídio. Esperamos que se recupere e que os responsáveis por essa atrocidade sejam presos. É preciso dar um basta aos crimes de ódio que dispararam nos últimos anos no país.https://t.co/QdHakWUxmz
— Rogério Carvalho ???????? (@SenadorRogerio) April 15, 2022
Senador Angelo Coronel (PSD-BA)
Todo o meu repúdio à agressão ao jornalista Gabriel Luiz, @pseudogabs da TV Globo de Brasília, q foi covardemente esfaqueado noite passada. Desejo sua pronta recuperação. Qualquer ato de violência como este deve ser investigado e os envolvidos devidamente punidos.
— Senador Angelo Coronel (@angelocoronel_) April 15, 2022
Deputada federal Sâmia Bonfim (PSOL-SP)
Ainda em choque com a notícia do atentado contra o jornalista Gabriel Luiz, que foi esfaqueado chegando na sua casa em Brasília. Toda força à família e amigos. Não vamos tolerar esse tipo de violência. O caso precisa ser minuciosamente investigado!
— Sâmia Bomfim (@samiabomfim) April 15, 2022
Deputada federal Bia Kicis (PL-DF)
Que coisa terrivel! Tomara Deus que ele se recupere. Tão jovem! Esperamos que a @pcdf_oficial desvende o caso e prenda esses criminosos. de-reporter-da-globo-esfaqueado-e-grave-mas-estavel https://t.co/Chg09ixPWZ
— Bia Kicis (@Biakicis) April 15, 2022
Deputada federal Erica Kokay (PT-DF)
Toda solidariedade ao jornalista Gabriel Luiz, esfaqueado no Sudoeste, em Brasília. É preciso investigação rigorosa para que conheçamos os motivos da agressão.
— Erika Kokay (@erikakokay) April 15, 2022
Deputada federal Fernanda Melchiona (PSOL-RS)
Solidariedade ao jornalista Gabriel Luiz, que foi esfaqueado nesta madrugada em Brasília.
— Fernanda Melchionna (@fernandapsol) April 15, 2022
É preciso apurar se a motivação do crime está relacionada com a profissão. Sabemos que o Brasil tem se tornado um país cada vez mais perigoso para a imprensa. A mídia não pode ser calada.
Deputada federal Luiza Erundina (PSOL-SP)
Nossa solidariedade aos amigos e familiares do jornalista Gabriel Luiz, violentamente atacado quando chegava em casa, em Brasília, no DF. Vamos torcer pra que ele consiga se recuperar e exigir que o caso seja investigado e os autores identificados e punidos.
— Luiza Erundina (@luizaerundina) April 15, 2022
Deputado federal Bohn Gass (PT-RS)
Repórter Gabriel Luiz, da Globo de Brasília, foi esfaqueado por 2 homens nesta madrugada, na porta do prédio onde mora. A matéria mais recente de Gabriel foi a denúncia de um clube de tiro em Brazlândia/Distrito Federal. Suspeita é de que o atentado possa ter sido retaliação.
— Bohn Gass (@BohnGass) April 15, 2022
Deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP)
Nossa solidarieda ao jornalista Gabriel Luiz @pseudogabs esfaqueado na madrugada de hoje próximo de sua casa em Brasília. O caso exige apuração rigorosa. Basta de violência.
— Ivan Valente (@IvanValente) April 15, 2022
O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes