Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Minas Gerais

UFJF oferece serviços de apoio à saúde mental; veja quais e como participar


Atendimentos são feitos de maneira individual ou em grupos e são voltados para estudantes da instituição, docentes e população local. Saúde mental também foi afetada durante a pandemia do novo coronavírus

Reprodução/NSC TV

Após mais de 2 anos na modalidade remota por causa da pandemia de Covid-19, as aulas presenciais na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) retornam na próxima segunda-feira (18), de maneira integral. Com isso, os atendimentos relacionados à saúde mental, oferecidos pela Instituição, também irão voltar. (Veja abaixo quais os serviços oferecidos e como participar)

“Esses dois anos de pandemia, e consequentemente de ensino remoto, causaram grande mudança na forma de viver em sociedade e de enxergar as outras pessoas. Para os nossos alunos, é muito importante que eles observem as suas condições psicológicas, emocionais, as suas vivências no período de pandemia, as relações com professores e outros alunos”, ressaltou a pró-reitora de Assistência Estudantil Cristina Bezerra.

Saúde mental

A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) da UFJF conta com psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e uma equipe administrativa no campus Juiz de Fora.

Além dos atendimentos individuais de curta duração e em grupo, os psicólogos da Assistência Estudantil podem fornecer encaminhamentos para outros serviços, quando necessário.

Atendimentos em grupo também garantem apoio a pessoas que enfrentam situações semelhantes

UFJF/Divulgação

Como solicitar os atendimentos individuais?

Durante a suspensão das atividades presenciais na universidade, o atendimento psicológico ocorreu de forma remota pelo Google Meet, Skype, Zoom e plataformas afins.

No formato presencial, os atendimentos são no espaço da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil, localizada no Instituto de Ciências Biológicas (ICB) Anexo, no campus da UFJF em Juiz de Fora.

Os interessados em solicitar e agendar atendimento psicológico, e saber como serão os atendimentos presenciais podem entrar em contato pelo e-mail psicologia.proae@ufjf.edu.br.

A Assistência Estudantil em Juiz de Fora também oferece, em momentos pontuais ao longo dos semestres letivos, ações e projetos de atendimentos em grupo. No entanto, segundo a UFJF, as iniciativas ainda não têm periodicidade definida, mas podem ser abertas pela equipe de acordo com as demandas e necessidades dos estudantes.

Outros serviços oferecidos

Apoio psicológico é oferecido a estudantes, docentes e população local pela UFJF

Divulgação

Projeto Fala aí!

O projeto “Fala aí! Acolhimento psicológico ao estudante da UFJF” disponibiliza aos estudantes um espaço de atendimento imediato, sem a necessidade de aguardar um agendamento, onde a sessão é realizada no mesmo dia da solicitação ou, no máximo, no dia seguinte.

Para solicitar o atendimento basta que o estudante envie um recado no número de WhatsApp (32) 2102-3934. A equipe do projeto retornará o contato e combinará a sessão para a primeira ocasião possível para o estudante e o plantonista. Dúvidas podem ser tiradas pelo endereço eletrônico falaai.ufjf@gmail.com.

“DeBoas: lidando com a ansiedade”

Traz uma abordagem psicoeducativa e apresenta, de forma prática, informações e técnicas para o manejo dos sintomas de ansiedade.

“Fora de Casa”

Grupo de apoio psicoeducacional ofertado aos estudantes que são de localidades diferentes dos campi da UFJF.

“Dentro de Casa”

Ofertado especialmente durante a pandemia do coronavírus, o projeto realizou atividades remotas a fim de limitar e restringir o contato em diversos âmbitos, com objetivo de construir um espaço de compartilhamento, vivências e acolhimento em momento de insegurança, isolamento e perda de antigas referências.

“Atravessar a Dor”

Apoio para os estudantes da UFJF que vivenciam ou vivenciaram a dor pela perda de alguém querido. O grupo é para abertura e acolhimento, para um contato que possibilite uma travessia junto(a)s respeitando a forma de expressão e tempo de cada pessoa.

“Rodas de Conversa”

Encontros com diálogos abertos ou temáticas específicas sobre o cotidiano universitário. Para participar dos grupos os estudantes precisam estar atentos aos canais de divulgação da Universidade e da Assistência Estudantil para se inscreverem quando algum grupo for ofertado ou participarem dos grupos e rodas abertas nos diversos locais do campus.

Serviços oferecidos para a população local

O Centro de Psicologia Aplicada (CPA) atende às demandas de ensino do curso de Psicologia da UFJF e de atendimento gratuito para a população local.

Segundo o coordenador do CPA, professor Luiz Gibier, o Centro será reaberto oficialmente também no dia 18, porém, ainda não se sabe exatamente quantas vagas serão abertas para atendimentos. Profissionais de Psicologia que tenham interesse em trabalhar junto ao CPA como voluntários podem se inscrever.

Veja abaixo os projetos desenvolvidos pelo CPA:

Psicoterapia Individual

Para realizar o atendimento individual é necessária a passagem pela triagem, que acontece sob a forma de entrevista. As triagens psicológicas são agendadas presencialmente, em ordem de chegada, em uma data previamente divulgada no site do CPA ou pelo telefone no semestre referente.

Os pacientes que se inscreverem irão para uma lista e serão chamados conforme a disponibilidade de vagas da instituição para participar da triagem estendida.

Grupo de Tímidos

Atendimento grupal com base na terapia cognitivo-comportamental com o intuito de colaborar na melhoria das relações de quem sofre com a ansiedade social. Para participar, o usuário deve entrar em contato diretamente com a secretaria do CPA. É necessário ser maior de 18 anos e não estar em terapia no momento.

Ambulatório Trans

Os objetivos do projeto são:

oferecer atendimento de orientação psicanalítica aos pacientes transgênero;

assistência ao aluno da UFJF que seja atravessado por essas questões;

promover rodas de conversa para divulgação e aprofundamento desta temática no âmbito da Universidade.

Para participar, o usuário deve entrar em contato diretamente com a secretaria do CPA. Em caso de menor idade, o mesmo deve ser feito por um responsável legal, que, além disso, deverá comparecer em uma primeira entrevista.

Álcool e Saúde

O objetivo do projeto é oferecer tratamento psicoterapêutico realizado presencialmente ou pela internet para homens com problemas com o uso de álcool. Para participar, o usuário deve entrar em contato com o CPA e se inscrever deixando seu nome e telefones.

Homens Agressores

Grupos de reflexão de homens que tiveram episódio de violência contra a mulher e a família. Apenas participam homens encaminhados pelo Poder Judiciário de Juiz de Fora.

Clarices

O projeto tem por objetivo oferecer atendimento psicológico para mulheres usuárias de álcool e outras drogas em modalidade grupal e individual.

A usuária deve entrar em contato diretamente com a secretaria do CPA, para assim integrar a lista de espera para o atendimento. É necessário ser maior de 18 anos.

Intervenção Neuropsicológica com Foco nas Dificuldades de Leitura e de Escrita

O projeto tem como público alvo alunos da Educação Infantil com problemas de linguagem oral que apresentam risco de desenvolverem dificuldades de leitura e escrita e alunos dos primeiros anos do Ensino Fundamental que apresentam dificuldades de leitura e escrita.

Além disso, o projeto também tem como público alvo professores e responsáveis por alunos da Educação Infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental de escolas públicas de Juiz de Fora, uma vez que serão realizadas palestras e workshops que abordam o papel de variáveis cognitivas e metalinguísticas no aprendizado da leitura e da escrita e formas de estimulá-las em casa e em sala de aula.

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!